Criação de sinais para facilitar o ensino e aprendizagem de surdos em ciência e biologia

Autores

  • Daniela Copetti Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Cátia Roberta de Souza Schernn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- Campus Santa Rosa.
  • Juliane Oberoffer Santos da Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- Campus Santa Rosa.
  • Josiane Fiss Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- Campus Santa Rosa.
  • Fabiani Machado Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- Campus Santa Rosa.
  • Larissa Lunardi Lunardi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- Campus Santa Rosa.
  • Juliane Ditz Knob Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- Campus Santa Rosa.
  • Maira Ilisa Fauth Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- Campus Santa Rosa.

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3435

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ambiente, Saúde.

Resumo

Resumo: Esta pesquisa teve como propósito mostrar a necessidade da criação de novos sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os termos utilizados no ensino de Ciências e Biologia e, assim, proporcionar de fato um ensino pautado em práticas bilíngues para Surdos. Inicialmente buscou-se ter conhecimento dos sinais existentes na área através de uma pesquisa em sites da web, conversa com alunos surdos e intérpretes.  A partir disso realizou-se um levantamento de todos os termos específicos de Biologia, e desenvolveu-se um guia de bolso com um sinalario, o qual estará disponível futuramente no formato de aplicativo de celular, intitulado “BioHand Talk”. Como resultado observou-se que somente com a interação entre aluno surdo, intérprete e professor, e também com o conhecimento dos parâmetros para criação de sinais é possível desenvolver novos sinais. Estes sinais criados somente podem se tornar oficiais e definitivos da língua se houver a aprovação da comunidade surda. Desta forma, a fim de exemplificar, são utilizados a palavra, seu conceito, a imagem representativa do termo e o sinal criado ou existente. Conclui-se que a criação e elaboração de novos sinais em Libras poderão contribuir no ensino e aprendizagem de alunos surdos nos conteúdos de Ciências e Biologia, facilitando o acesso através da ferramenta tecnológica.

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Biografia do Autor

  • Daniela Copetti Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

    Doutora em Ciências Biológicas - Bioquímica pela UFRGS

    Mestre em Biologia Celular e Molecular pela PUC/RS

    Especialista em Genética e Evolução Biológica pela UPF

    Graduada em Ciências Biológicas pela Unicruz. 

  • Cátia Roberta de Souza Schernn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- Campus Santa Rosa.
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ (2018). Especialização pela FAFIPA (2011) e UNINTESE (2014). Graduada do Curso de Letras da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (2005). Docente de Libras no Instituto Federal Farroupilha – Santa Rosa.
  • Juliane Oberoffer Santos da Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- Campus Santa Rosa.
    Possui: Graduação em Educação Física Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (1999). Graduação em Letras/Libras Bacharelado - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Santa Catarina (2018). Pós Graduada em Gestão e Organização Escolar. - UNOPAR.(2006) Pós Graduada em Libras - Tradução/Interpretação LIBRAS/PORTUGUÊS e PORTUGUÊS/LIBRAS e Docência - UNINTESE - Paraná.(2009) Pós -Graduação em Educação Especial Inclusiva - UNINTER - Paraná. (2018). Tradutora/intérprete de Língua Brasileira de Sinais do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa; Coordenadora das Ações Inclusivas - CAI - Campus de Santa Rosa, atuando com alunos incluídos na Instituição. Professora de Educação Especial III - Libras - Língua Brasileira de Sinais no Curso de Pedagogia, na Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM. Professora de Libras - Língua Brasileira de Sinais, nos cursos superior de Engenharia de Produção; curso superior de Enfermagem - forma de optativa.
  • Josiane Fiss Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- Campus Santa Rosa.
    Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupillha - campus Santa Rosa-RS. Mestranda em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade Federal da Fronteira Sull (UFFS).
  • Fabiani Machado Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- Campus Santa Rosa.
    Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha- Campus Santa Rosa.
  • Larissa Lunardi Lunardi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- Campus Santa Rosa.
    Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas - GEPPEPPE, UFFS. É formada em Licenciatura em Ciência Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa (2018).
  • Juliane Ditz Knob, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- Campus Santa Rosa.
    Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha- Campus Santa Rosa

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Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Criação de sinais para facilitar o ensino e aprendizagem de surdos em ciência e biologia. (2019). LínguaTec, 4(1). https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3435