Criação de sinais para facilitar o ensino e aprendizagem de surdos em ciência e biologia
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3435Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ambiente, Saúde.Resumo
Resumo: Esta pesquisa teve como propósito mostrar a necessidade da criação de novos sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os termos utilizados no ensino de Ciências e Biologia e, assim, proporcionar de fato um ensino pautado em práticas bilíngues para Surdos. Inicialmente buscou-se ter conhecimento dos sinais existentes na área através de uma pesquisa em sites da web, conversa com alunos surdos e intérpretes. A partir disso realizou-se um levantamento de todos os termos específicos de Biologia, e desenvolveu-se um guia de bolso com um sinalario, o qual estará disponível futuramente no formato de aplicativo de celular, intitulado “BioHand Talk”. Como resultado observou-se que somente com a interação entre aluno surdo, intérprete e professor, e também com o conhecimento dos parâmetros para criação de sinais é possível desenvolver novos sinais. Estes sinais criados somente podem se tornar oficiais e definitivos da língua se houver a aprovação da comunidade surda. Desta forma, a fim de exemplificar, são utilizados a palavra, seu conceito, a imagem representativa do termo e o sinal criado ou existente. Conclui-se que a criação e elaboração de novos sinais em Libras poderão contribuir no ensino e aprendizagem de alunos surdos nos conteúdos de Ciências e Biologia, facilitando o acesso através da ferramenta tecnológica.
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