Quando a produção textual e o ensino de literatura ultrapassam as fronteiras escolares: uma experiência pedagógica no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3434Palavras-chave:
Produção textual, Literatura, Ação socialResumo
Esta narrativa tem o objetivo de expor as etapas e os resultados de um conjunto de atividades pedagógicas realizadas no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), de abril a dezembro de 2017. Os eventos que são narrados desenvolveram-se a partir das práticas de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e suas literaturas, disciplina obrigatória do Curso de Letras-Português da UFSM. Dois alunos estagiários, a partir de seus projetos de estágio, conduziram, juntamente com duas professoras da área de linguagens do Ctism, um projeto de produção textual de textos literários, o qual, vinculado aos projetos de estágio, possibilitou que os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Curso Proeja – Técnico em Eletromecânica, produzissem, respectivamente, crônicas, um diário compartilhado, poemas e microcontos (estes últimos em língua espanhola) e, posteriormente, publicassem um livro que reúne as produções. O lançamento do livro ocorreu em um evento aberto à comunidade santa-mariense, o que contribuiu para que os alunos-autores percebessem o caráter humanizador dos textos literários e a escrita como forma de ação social, muito mais do que uma tarefa realizada com finalidades escolares.Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 6 re. São Paulo: Contexto, 2016.
HOLZSCHUCH, G.J.; BAZZAN, M. A. T. (Orgs.). Retratos do que vejo. 1. ed. Santa Maria: UFSM, 2017.
RUIZ, E. D. Como corrigir redação na escola: uma proposta textual-interativa. 1.ed. 1 re. São Paulo: Contexto, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).