Aprendizagem de Língua Inglesa e o uso de estratégias: investigando a prática dos aprendizes
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3418Palavras-chave:
Ensino de língua. Estratégias de aprendizagem. Aprendizes de língua.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os dados coletados através de uma pesquisa de Iniciação Científica cadastrada no programa BICJR em uma instituição federal no interior de Minas Gerais. Buscou-se responder a seguinte pergunta: “quais as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos participantes desta pesquisa?”. Partiu-se do princípio de que durante o processo de aquisição de uma Língua Estrangeira o uso de Estratégias de Aprendizagem (OXFORD, 2003) pode favorecer a aprendizagem. Oxford (2003) define estratégias como sendo comportamentos específicos, processos mentais utilizados pelos alunos para enriquecer a aprendizagem, tais como procurar falantes de LE, ou se encorajar para superar as dificuldades de comunicação. Nesse sentido, investigou-se as estratégias utilizadas pelos aprendizes com maiores e menores rendimento escolar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso (YIN, 2010). Como resultados detectou-se que os aprendizes com maiores rendimentos fazem uso constante de Estratégias de Aprendizagem, dentre elas destacam as estratégias Sociais, Cognitivas e de Memória. Contrariamente, os participantes com menores rendimentos, não relataram fazer uso de estratégias e pontuaram dificuldades quanto à organização e o planejamento de estudo, o que configura a ausência da Estratégia Metacognitiva.
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