Aprendizagem de Língua Inglesa e o uso de estratégias: investigando a prática dos aprendizes

Autores

  • Sheilla Andrade Souza IFTM / CEFET-MG
  • Mauro Daniel Pereira Silva IFTM

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3418

Palavras-chave:

Ensino de língua. Estratégias de aprendizagem. Aprendizes de língua.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os dados coletados através de uma pesquisa de Iniciação Científica cadastrada no programa BICJR em uma instituição federal no interior de Minas Gerais. Buscou-se responder a seguinte pergunta: “quais as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos participantes desta pesquisa?”. Partiu-se do princípio de que durante o processo de aquisição de uma Língua Estrangeira o uso de Estratégias de Aprendizagem (OXFORD, 2003) pode favorecer a aprendizagem. Oxford (2003) define estratégias como sendo comportamentos específicos, processos mentais utilizados pelos alunos para enriquecer a aprendizagem, tais como procurar falantes de LE, ou se encorajar para superar as dificuldades de comunicação. Nesse sentido, investigou-se as estratégias utilizadas pelos aprendizes com maiores e menores rendimento escolar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso (YIN, 2010). Como resultados detectou-se que os aprendizes com maiores rendimentos fazem uso constante de Estratégias de Aprendizagem, dentre elas destacam as estratégias Sociais, Cognitivas e de Memória. Contrariamente, os participantes com menores rendimentos, não relataram fazer uso de estratégias e pontuaram dificuldades quanto à organização e o planejamento de estudo, o que configura a ausência da Estratégia Metacognitiva.

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Biografia do Autor

  • Sheilla Andrade Souza, IFTM / CEFET-MG
    Doutoranda no Programa de Estudos da Linguagem do CEFET-MG. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2013). Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino de Língua Estrangeira pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (2003). Graduada em Letras/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (2002). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro campus de Paracatu. Desenvolve pesquisa na área do ensino de línguas para fins específicos dentro da perspectiva dos novos e múltiplos letramentos e da multimodalidade.
  • Mauro Daniel Pereira Silva, IFTM
    Estudante do Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnoloiga do Triangulo Mineiro. Bolsista do programa de Iniciação Científica BICJR na mesma Instituição. 

Referências

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Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Aprendizagem de Língua Inglesa e o uso de estratégias: investigando a prática dos aprendizes. (2019). LínguaTec, 4(1). https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3418