O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n1.a2769Palavras-chave:
Ensino de Língua Inglesa. Cinema em sala de aula. Filmes.Resumo
Embora o cinema seja um dos recursos mais apreciados pelos professores e alunos de língua estrangeira, observamos, de um lado, a carência de variedade nas atividades com filmes em sala de aula e, de outro, a falta de embasamento teórico e uma relação frágil entre as atividades com filmes e os planos de ensino propostos. Portanto, os professores que desejam desenvolver atividades mais efetivas para ensinar inglês com o uso de filmes poderiam se beneficiar com um conjunto de ferramentas elementares provenientes de uma interface dos estudos do cinema, da linguística aplicada e da semiótica. Assim, este trabalho tem como objetivo explorar as relações entre a linguagem fílmica e o ensino de inglês, de forma que resulte em propostas pedagógicas práticas e claramente embasadas nas teorias do cinema, da semiótica e da linguística aplicada, com ênfase nos elementos da mise-en-scène. Adotando um referencial teórico básico e uma proposta metodológica de uso do cinema em aulas de Língua Inglesa, o artigo apresenta exemplos de aplicação que levam em consideração o contexto educacional de um curso de informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Embora os resultados deste trabalho ainda sejam incipientes, tendo em vista o caráter inacabado da pesquisa de que faz parte, podemos afirmar que a aproximação entre a linguagem cinematográfica e o ensino da Língua Inglesa representa uma via fértil para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem dessa língua estrangeira.
Downloads
Referências
ARAUJO, A. R.; VOSS, R. C. R. Cinema em sala de aula: identificação e projeção no ensino/aprendizagem da Língua Inglesa. Conexão, Comunicação e Cultura (UCS). v. 8, n. 15. 2009.
BACELLAR, F. et al. Utilizando filmes cinematográficos como ferramenta didático-pedagógica no aprendizado da Língua Inglesa. 11.a Mostra Acadêmica UNIMEP. Disponível em: www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/237.pdf. Acesso em: 29 nov. 2017.
BORDWELL, D.; THOMPSON, K. Film Art: an introduction. New York: McGraw-Hill, 2008.
BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to language pedagogy. 3ed. New York: Pearson Education, 2007.
CANAL, A. O cinema nas aulas de espanhol. LínguaTec. Bento Gonçalves, v. 2, n. 3, p. 100-13, jun. 2017.
KHAN, A. Using Films in the ESL Classroom to Improve Communication Skills of Non-Native Learners. ELT Voices-International Journal for Teachers of English. Volume (5), Issue (4), 46-52 (2015).
L'ARROSEUR ARROSÉ (O Regador Regado). Dir. Louis Lumière. França: Louis Lumière, 1895. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4nj0vEO4Q6s>. Acesso em 06 fev. 2018.
LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, N. How Languages are Learned. 2. ed. Oxford: OUP, 2008.
MAZZOCO, B. Como trabalhar filmes nas aulas de inglês. Nova Escola. Acesso em: 29 ago. 2016. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/254/como-trabalhar-filmes-nas-aulas-de-ingles>.
MENEZES, V. et al. Alive High 1: língua estrangeira moderna inglês - 1.º ano do ensino médio. São Paulo: SM, 2013.
METZ, C. Some points in the semiotics of the cinema. In: Braudy, Leo; Cohen, Marshall (ed.). Film Theory and Criticism: introductory readings. New York and Oxford: OUP, 1992.
______. Linguagem e Cinema. Trad. Marilda Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1980.
OS ESTAGIÁRIOS. Dir. Shawn Levy. Estados Unidos: 20th Century Fox, 2013. DVD.
PEREIRA, M. R.; TEIXEIRA, C. M. S. P. G.; ESPÍNDULA, D. S. As relações entre a linguagem cinematográfica e o ensino de inglês: o exemplo do primeiro cinema. 7.ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa. IFRS - Campus Osório. 18 e 19 set. 2017. Acesso em: 11 mai 2018. Disponível em: https://moexp.osorio.ifrs.edu.br/uploads/anai/2017/Anais MoExP 2017.1201.pdf
STAR WARS: Episódio III - A Vingança dos Sith. Dir. George Lucas. Estados Unidos: Lucasfilm, 2005. DVD.
SWEETING, A. Activities for using films in English language teaching. In: International House Journal of Education and Development. Issue 29. Outono de 2010. Disponível em: <http://ihjournal.com/activities-for-using-films-in-english-language-teaching-by-arizio-sweeting>. Acesso em: 23 ago. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).