Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo

Autores

  • Nara Nília Marques Nogueira IFMG
  • Gustavo Freitas Panza IFMG
  • Rayane Cristina Cavalcante de Menezes
  • Lívia Melchior Simeão Lopes PUC Minas
  • Elke Streit de Oliveira IFMG

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2557

Palavras-chave:

Monitores de língua inglesa, Eventos acadêmicos, Aprendizado significativo

Resumo

Esta narrativa descreve as atividades desenvolvidas por três monitores de língua inglesa do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Betim, sob a supervisão da professora orientadora. O trabalho teve duração de um ano e foi caracterizado por um rompimento de barreiras disciplinares, tentativa de solucionar questões locais, desenvolvimento da autonomia discente e busca por novos horizontes de atuação. Dentre as atividades realizadas, destacam-se três eventos: workshop sobre fanfiction, workshop sobre música americana e workshop sobre inglês para fins acadêmicos da área de química. Os eventos promovidos pela monitoria desenvolveram nos monitores sua habilidade de se comunicar oralmente em língua estrangeira e de transmitir o conhecimento aprendido, de forma lúdica, a diferentes tipos de interlocutores, além de impulsionarem os discentes da escola a estabelecerem contato com a língua inglesa dentro e fora da sala de aula. Ademais, o terceiro workshop motivou a criação de um projeto de pesquisa no Campus Betim. Essas atividades, que não eram componentes obrigatórios do trabalho da monitoria de língua inglesa, enriqueceram o conhecimento dos monitores, da professora orientadora e da comunidade acadêmica local, bem como aproximaram todos os envolvidos do objetivo comum de dar continuidade aos estudos da língua inglesa. 

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Biografia do Autor

Nara Nília Marques Nogueira, IFMG

Docente de Língua Inglesa

Gustavo Freitas Panza, IFMG

Discente do curso integrado em Química

Lívia Melchior Simeão Lopes, PUC Minas

Discente do curso de Enfermagem

Elke Streit de Oliveira, IFMG

Docente de Língua Inglesa

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AUTOR, 2017.

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Publicado

2017-11-20

Como Citar

Nogueira, N. N. M., Panza, G. F., Menezes, R. C. C. de, Lopes, L. M. S., & de Oliveira, E. S. (2017). Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo. LínguaTec, 2(2). https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2557

Edição

Seção

Narrativas de ensino