Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2557Palavras-chave:
Monitores de língua inglesa, Eventos acadêmicos, Aprendizado significativoResumo
Esta narrativa descreve as atividades desenvolvidas por três monitores de língua inglesa do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Betim, sob a supervisão da professora orientadora. O trabalho teve duração de um ano e foi caracterizado por um rompimento de barreiras disciplinares, tentativa de solucionar questões locais, desenvolvimento da autonomia discente e busca por novos horizontes de atuação. Dentre as atividades realizadas, destacam-se três eventos: workshop sobre fanfiction, workshop sobre música americana e workshop sobre inglês para fins acadêmicos da área de química. Os eventos promovidos pela monitoria desenvolveram nos monitores sua habilidade de se comunicar oralmente em língua estrangeira e de transmitir o conhecimento aprendido, de forma lúdica, a diferentes tipos de interlocutores, além de impulsionarem os discentes da escola a estabelecerem contato com a língua inglesa dentro e fora da sala de aula. Ademais, o terceiro workshop motivou a criação de um projeto de pesquisa no Campus Betim. Essas atividades, que não eram componentes obrigatórios do trabalho da monitoria de língua inglesa, enriqueceram o conhecimento dos monitores, da professora orientadora e da comunidade acadêmica local, bem como aproximaram todos os envolvidos do objetivo comum de dar continuidade aos estudos da língua inglesa.
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