A literatura afro-brasileira no ensino médio: uma discussão necessária.
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2554Palavras-chave:
Literatura Afro-brasileira. Relações etnicorraciais. Formação de professoresResumo
O debate na escola sobre as questões etnicorraciais se faz cada vez mais necessário. Já existem leis que tornam obrigatórias as reflexões e atividades sobre a temática em sala de aula, principalmente nas disciplinas de artes, literatura e história. No entanto, na prática, não é isso que ocorre. A Lei 10.639/03, mesmo após 16 anos de vigência, não tem sido efetivada conforme foi proposto. Pensando nisso, o Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura (GEALI), do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto, desde 2016, vem estudando e formando-se sobre a Literatura Afro-brasileira e os modos de se trabalhar o tema em sala de aula. Para complementar o trabalho que vem sendo feito pelo grupo, com a parceria de pesquisadores, professores e alunos de outras universidades e outros IFs, o GEALI desenvolveu um projeto de extensão que teve como objetivo levar para a sala de aula, de forma efetiva e sistemática, a Literatura Afro-brasileira, com o propósito de valorizar a cultura e história do povo negro, superando as desigualdades presentes na educação escolar. Para realizar o projeto, o GEALI, a partir de seus encontros mensais, criou roteiros para o trabalho dessa Literatura com turmas dos cursos Técnicos-Integrados do IFMG e proporcionou formação específica para professores do Ensino Médio de uma escola pública municipal em Mariana (MG), bem como encontros com jovens que são atendidos na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Este relato de experiência apresenta os resultados alcançados pelo referido projeto.
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