Literatura rio-grandense em contextos de currículo integrado: contribuições para ler o mundo
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n1.a2553Palavras-chave:
Leitura de mundo. Currículo Integrado. Formação histórico-cultural.Resumo
RESUMO: Este estudo objetiva analisar uma proposta de Currículo Integrado em um contexto de ensino e aprendizagem com vistas à ampliação da formação histórico-cultural dos alunos. Entende-se que a escola e o currículo podem ser instrumentos de controle social e a composição deste currículo, com elementos da cultura próxima ao aluno, mediada pela literatura e teatro é uma ação que favorece o processo de humanização, socialização e formação de sujeitos autônomos. Os conhecimentos de diferentes componentes curriculares dão suporte para resolver problemas concretos e complexos que exigem compreender fenômenos sob diferentes olhares. Nesse contexto, intensificou-se o contato com textos literários que abordam problemáticas locais, numa relação com o universal. Propiciou-se a apreciação da arte do teatro reconhecendo tais linguagens como mediadoras do conhecimento da história local. Compõem o corpus dessa pesquisa alunos dos 3º e 4º anos do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia Farroupilha do Campus Santo Augusto. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. Foram propostas questões sobre aspectos histórico-sociais do espaço rural da região para que os alunos argumentassem a respeito. Fez-se a análise discursiva dessas escritas, com base em Morais & Galliazzi (2012). Os grupos leram, analisaram e discutiram obras da literatura rio-grandense, assistiram ao espetáculo teatral “Quem faz gemer a terra” e foram provocados a escrever e debater a respeito. Retomaram-se, então, as questões propostas no início da pesquisa, a fim de analisar se os sujeitos reconstruíram as visões sobre os aspectos histórico-culturais locais.Evidencia-se que os alunos se apropriaram de informações, repensaram questões culturais e ampliaram de forma considerável as competências em leitura e escrita.
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