Mobilidade acadêmica de estudos: questões e reflexões.
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2467Palavras-chave:
Internacionalização. Mobilidade Acadêmica. Reflexões.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica acerca de um tema que desde a idade média é objeto de desejo de uma grande parcela dos estudantes e que também vem sendo desenvolvido como parte de políticas educacionais pensadas à nível federal ou institucional: mobilidade acadêmica de estudos em instituições estrangeiras. Para isso, iniciamos com considerações sobre o termo “internacionalizar”, seguindo com apontamentos sobre mobilidade acadêmica de estudos em instituições estrangeiras e os desafios e impactos na formação global do estudante. Por fim, apresentamos os resultados de um questionário aplicado aos estudantes do IFAC que participaram do programa de mobilidade acadêmica de estudos em 2015/2016, pensado, possibilitado e gerido pela própria instituição. Este percurso nos possibilitou refletir criticamente sobre o tema, mostrar o que já tem sido alcançado com o programa de mobilidade acadêmica executado até o presente momento e, por extensão, apresentar sugestões para gerir programas de mobilidade acadêmica de estudos.
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