Mobilidade acadêmica de estudos: questões e reflexões.

Autores

  • Iliane Tecchio IFAC - Instituto Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2467

Palavras-chave:

Internacionalização. Mobilidade Acadêmica. Reflexões.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica acerca de um tema que desde a idade média é objeto de desejo de uma grande parcela dos estudantes e que também vem sendo desenvolvido como parte de políticas educacionais pensadas à nível federal ou institucional: mobilidade acadêmica de estudos em instituições estrangeiras. Para isso, iniciamos com considerações sobre o termo “internacionalizar”, seguindo com apontamentos sobre mobilidade acadêmica de estudos em instituições estrangeiras e os desafios e impactos na formação global do estudante. Por fim, apresentamos os resultados de um questionário aplicado aos estudantes do IFAC que participaram do programa de mobilidade acadêmica de estudos em 2015/2016, pensado, possibilitado e gerido pela própria instituição. Este percurso nos possibilitou refletir criticamente sobre o tema, mostrar o que já tem sido alcançado com o programa de mobilidade acadêmica executado até o presente momento e, por extensão, apresentar sugestões para gerir programas de mobilidade acadêmica de estudos.

 

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Biografia do Autor

  • Iliane Tecchio, IFAC - Instituto Federal do Acre
    Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do EBTT, Área de Letras, do quadro efetivo do IFAC (Instituto Federal do Acre) campus Sena Madureira. Linhas de Pesquisa: Tradução, Ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Linguística.

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Publicado

2017-11-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Mobilidade acadêmica de estudos: questões e reflexões. (2017). LínguaTec, 2(2). https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2467