Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa

Autores

  • Carla Luciane Klos Schöninger Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi
  • Iasmin Assmann Cardoso Silva Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi
  • Jessica Maia Fradique Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2361

Palavras-chave:

Multimodalidade. Semiótica. Ensino de Língua Inglesa.

Resumo

O presente artigo visa relatar práticas no ensino de Língua Inglesa desenvolvidas nos cursos técnicos e trazer discussões acerca dos conceitos semiótica e multimodalidade. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspectivas de Dionísio (2013), sobre as múltiplas linguagens no Ensino Médio, Greimas e Courtés(2008), no que se refere à semiótica, Kress (2010) e Kress e Leeuwet (1996), tratando da multimodalidade. Foram então desenvolvidas práticas nas aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Química e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, através de estratégias de leitura na língua nativa e na língua inglesa; em suportes e modos diferentes, permitindo a produção de vídeos a partir de softwares, aplicativos e ferramentas da internet, contendo legenda em inglês e áudio gravado pelos alunos. Os resultados foram significativos, pois os aprendizes, além de apresentarem domínio de ferramentas tecnológicas, também fizeram uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala. Portanto, a partir de práticas de recepção envolvendo leitura de textos, contendo elementos multissemióticos, houve as produções que constituíram um sistema semiótico multimodal.

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Biografia do Autor

Carla Luciane Klos Schöninger, Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi

Doutoranda em Letras: Estudos Literários na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Linha de Pesquisa: Teoria, Crítica e comparatismo. Mestre em Letras: Literatura pela URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus Frederico Westphalen). Pós-graduada em Língua e Cultura Inglesa (URI), especialista em Mídias na Educação (IFSUL), Graduada em Letras: Português, Inglês e respectivas literaturas (URI), Graduada em Espanhol (UFPEL). Professora de Português, Literatura e Inglês no Instituto Federal Farroupilha-Campus Panambi. Estuda principalmente: literatura comparada, multimodalidade e letramento no ensino de línguas.

Iasmin Assmann Cardoso Silva, Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi

Acadêmica do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Jessica Maia Fradique, Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi

Acadêmica do Curso Superior Tecnólogo em Sistemas para Internet

Referências

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Publicado

2017-06-21

Como Citar

Schöninger, C. L. K., Silva, I. A. C., & Fradique, J. M. (2017). Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa. LínguaTec, 2(1). https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2361

Edição

Seção

Narrativas de ensino