Projeto de Extensão “Mulheres na Literatura”: reflexões sobre Gênero na Rede Federal de Ensino da Bahia, IFBA-Campus Jequié

Elane Nardotto

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar dados acerca do Projeto de Extensão “Mulheres na Literatura”, realizado no Instituto Federal da Bahia (IFBA) com estudantes do Ensino Médio Integrado, considerando a seguinte questão: qual o lugar da mulher escritora na literatura e na memória cultural?   Há uma luta criadora da mulher para dizer a ela mesma quem ela era e é, o que reflete para o que se está vivendo na atualidade. No debate sobre a Lei n. 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação), o Senado alterou a redação do inciso III “igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual” para “cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação”. Retirar o conceito “Gênero” do inciso implica o modo como a construção social, em especial a brasileira, materializa um ideário masculino como agente ativo, até mesmo na constituição das nossas leis se verificarmos que as bancadas políticas têm uma representação majoritária de homens. Por isso, torna-se relevante insistir na discussão do tema em questão haja vista se acreditar que o espaço escolar é lugar de formação humana integral para se compreender as construções e as relações sociais subjacentes aos fenômenos inerentes aos seres humanos.  


Palavras-chave


Mulheres na Literatura; Projeto de Extensão; Gênero

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 9394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.

______. Proposta em Discussão: Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Ministério da Educação, 2004.

______. Plano Nacional de Educação - PNE/Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2014.

COELHO, Nelly N. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Petrópolis, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

  

 

LínguaTec, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil