Projeto de Extensão “Mulheres na Literatura”: reflexões sobre Gênero na Rede Federal de Ensino da Bahia, IFBA-Campus Jequié
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2274Palavras-chave:
Mulheres na Literatura, Projeto de Extensão, GêneroResumo
Este trabalho objetiva apresentar dados acerca do Projeto de Extensão “Mulheres na Literatura”, realizado no Instituto Federal da Bahia (IFBA) com estudantes do Ensino Médio Integrado, considerando a seguinte questão: qual o lugar da mulher escritora na literatura e na memória cultural? Há uma luta criadora da mulher para dizer a ela mesma quem ela era e é, o que reflete para o que se está vivendo na atualidade. No debate sobre a Lei n. 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação), o Senado alterou a redação do inciso III “igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual” para “cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação”. Retirar o conceito “Gênero” do inciso implica o modo como a construção social, em especial a brasileira, materializa um ideário masculino como agente ativo, até mesmo na constituição das nossas leis se verificarmos que as bancadas políticas têm uma representação majoritária de homens. Por isso, torna-se relevante insistir na discussão do tema em questão haja vista se acreditar que o espaço escolar é lugar de formação humana integral para se compreender as construções e as relações sociais subjacentes aos fenômenos inerentes aos seres humanos.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.
______. Proposta em Discussão: Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Ministério da Educação, 2004.
______. Plano Nacional de Educação - PNE/Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2014.
COELHO, Nelly N. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Petrópolis, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).