Ensino Híbrido: uma proposta pedagógica para a disciplina de língua inglesa no curso integrado de administração

Autores

  • Sheilla Andrade Souza IFTM / CEFET-MG
  • Christian Leonardo Cantuária IFTM-Paracatu
  • Isabela Oliveira Silva IFTM-Paracatu

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n2.a1570

Palavras-chave:

Autonomia. Motivação. Redes Sociais.

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar uma pesquisa realizada em uma instituição pública de Minas Gerais, através de um projeto cadastrado no Programa Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica – PIVIC. De modo geral, o projeto visou ampliar as possibilidades e os espaços de aprendizagem de modo a desenvolver a motivação e autonomia do aprendiz de língua inglesa. Especificamente, buscou (1) complementar a carga horária da disciplina de língua inglesa dos aprendizes do primeiro ano do ensino médio integrado do curso administração, por meio do ensino híbrido; (2) testar atividades orais e escritas desenvolvidas através do uso da tecnologia móvel. Partiu-se do consenso que há entre pesquisadores (MATTOS, 2011; ROJO, 2012) de que a escola precisa se adequar às novas demandas sociais a fim de atingir os objetivos educacionais. É essencial destacar o avanço no campo das tecnologias digitais; a Internet permite-nos estarmos conectados sem limitação de tempo e espaço, segundo Moran (2007, p. 67), as novas tecnologias permitem flexibilizar o currículo e multiplicar os espaços, os tempos de aprendizagem e as formas de fazê-lo. Como metodologia foi utilizada a Pesquisa-Ação, os participantes foram alunos do primeiro ano do curso integrado de administração que desenvolveram um vídeo relacionado ao tema “Daily Routine” os quais foram disponibilizados em um grupo no Facebook, para que os demais participantes pudessem ter acesso às produções. Foi possível perceber que o projeto contribuiu para um maior desenvolvimento da autonomia e da motivação do aprendiz, e que a produção do vídeo favoreceu melhoras nos aspectos relacionados à compreensão oral e escrita dos aprendizes no contexto investigado, além de possibilitar uma ampliação da carga horária da disciplina através do ensino híbrido.

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Biografia do Autor

Sheilla Andrade Souza, IFTM / CEFET-MG

Doutoranda no Programa de Estudos da Linguagem do CEFET-MG. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2013). Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino de Língua Estrangeira pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (2003). Graduada em Letras/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (2002). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro campus de Paracatu. Desenvolve pesquisa na área do ensino de línguas para fins específicos dentro da perspectiva dos novos e múltiplos letramentos e da multimodalidade. Líder do grupo de pesquisa GELT (Grupo de Estudos em Linguagem & Tecnologia). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e cursos de aperfeiçoamento para não nativos nas seguintes instituições: Harvard University - Faculty of Arts and Sciences; Cape Cod Community College and Kaplan International.

Christian Leonardo Cantuária, IFTM-Paracatu

Possui ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Soma(2014). Atualmente é Monitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

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Publicado

2016-11-21

Como Citar

Souza, S. A., Cantuária, C. L., & Silva, I. O. (2016). Ensino Híbrido: uma proposta pedagógica para a disciplina de língua inglesa no curso integrado de administração. LínguaTec, 1(2). https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n2.a1570

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos