A cada passo a ciência sai do lugar? A transferência do conhecimento para a sociedade realizada pelos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia a partir das atividades de difusão científica e educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6647Resumo
Este estudo tem como temática a Educação em Ciências e a Difusão Científica implementadas pelos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). O Programa INCT, criado em 2008 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem a transferência do conhecimento para a sociedade como uma de suas missões, a qual foi o cerne da análise deste estudo. Este trabalho teve como objetivo realizar levantamento e análise das atividades de difusão científica e educação em ciências no âmbito dos INCTs. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de natureza quantitativa. Foi realizada uma análise documental nos arquivos dos relatórios finais das pesquisas contempladas no Edital nº 15/2008. Como técnica de análise dos dados, realizou-se estatística descritiva variada ou multivariada. Os resultados mostraram que, mesmo diante de indução e financiamento específicos no Programa INCT para a transferência de conhecimento para a sociedade, os INCTs realizaram atividades de divulgação científica (para sociedade em geral) e de educação em ciências em menor quantidade em comparação com as ações de disseminação científica (para o público de especialistas), que foram predominantes. Este achado é relevante para impulsionar ações de pesquisadores e institutos de pesquisa no campo da comunicação pública da ciência e educação em ciências, assim como orientar a gestão pública em ciência e tecnologia em busca de novas estratégias para ampliar a divulgação científica para a sociedade.
Palavras-chave: Educação em ciências. Difusão Científica. Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.
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