A cada passo a ciência sai do lugar? A transferência do conhecimento para a sociedade realizada pelos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia a partir das atividades de difusão científica e educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6647

Resumo

Este estudo tem como temática a Educação em Ciências e a Difusão Científica implementadas pelos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). O Programa INCT, criado em 2008 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem a transferência do conhecimento para a sociedade como uma de suas missões, a qual foi o cerne da análise deste estudo. Este trabalho teve como objetivo realizar levantamento e análise das atividades de difusão científica e educação em ciências no âmbito dos INCTs. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de natureza quantitativa. Foi realizada uma análise documental nos arquivos dos relatórios finais das pesquisas contempladas no Edital nº 15/2008. Como técnica de análise dos dados, realizou-se estatística descritiva variada ou multivariada. Os resultados mostraram que, mesmo diante de indução e financiamento específicos no Programa INCT para a transferência de conhecimento para a sociedade, os INCTs realizaram atividades de divulgação científica (para sociedade em geral) e de educação em ciências em menor quantidade em comparação com as ações de disseminação científica (para o público de especialistas), que foram predominantes. Este achado é relevante para impulsionar ações de pesquisadores e institutos de pesquisa no campo da comunicação pública da ciência e educação em ciências, assim como orientar a gestão pública em ciência e tecnologia em busca de novas estratégias para ampliar a divulgação científica para a sociedade.

Palavras-chave: Educação em ciências. Difusão Científica. Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Bernadete Carvalho Pires de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Servidora Pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) na carreira de analisar em ciência e tecnologia desde outubro de 2011. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS (iniciado em março/2019). Mestre em Desenvolvimento Sustentável no Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável (MPDS), Área de Concentração: Política e Gestão de Ciência Tecnologia e Inovação. Especialista em Saúde Mental (pela Universidade Federal de Pernambuco) e em Gestão de Equipes/Dinâmica de Grupo (pela Universidade Católica de Pernambuco). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995).

Carolina Bittencourt Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília - UnB (2006), especializações em Atenção Farmacêutica e em Vigilância Sanitária pela Universidade Católica de Goiás - PUC GOIÁS (2009), especialização em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2012) e mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2022). É Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (2012-Atual).

Luciana Calabro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2001), mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cientometria, Divulgação Científica e Educação.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

CARVALHO PIRES DE SOUZA, M. B.; BITTENCOURT GOMES, C.; CALABRO, L. A cada passo a ciência sai do lugar? A transferência do conhecimento para a sociedade realizada pelos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia a partir das atividades de difusão científica e educação em Ciências. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n1.a6647. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6647. Acesso em: 27 abr. 2024.