Documentos autobiográficos e ensino de Ciências Naturais: investigando docentes de uma faculdade de Educação
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6644Resumo
O objetivo deste artigo é investigar informações advindas das histórias de vida, de profissão e de formação de professores universitários da área de ensino de Ciências Naturais, atuantes na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, cuja metodologia aplicada foi baseada na utilização de duas fontes: narrativas autobiográficas, oriundas de entrevistas disponibilizadas ao público, no portal digital da referida universidade; do currículo Lattes dos sujeitos. A partir disso, foi utilizada a análise de conteúdo para interpretação dos dados coletados. Os resultados indicam que diversos elementos estão presentes na construção da trajetória de cada professor, quais sejam: as experiências vividas no ensino básico, o papel da família, professores que foram referência, realização de trabalhos sociais, a busca por mudança de profissão, as experiências vividas na graduação e mesmo as escolhas circunstanciais. Constatou-se que: as formações acadêmicas dos docentes da universidade eram compatíveis com os cargos ocupados; o tipo de envolvimento com o trabalho apresentava-se de forma heterogênea entre os sujeitos, variando entre atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Os resultados encontrados permitem identificar contribuições importantes da utilização das narrativas autobiográficas na pesquisa em Educação, tendo em vista o aprofundamento de compreensões sobre percursos de formação de profissionais que atuam como formadores de docentes para a Educação Básica.
Palavras-chave: Narrativas autobiográficas. Histórias de vida. Formação docente.
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