Documentos autobiográficos e ensino de Ciências Naturais: investigando docentes de uma faculdade de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6644

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar informações advindas das histórias de vida, de profissão e de formação de professores universitários da área de ensino de Ciências Naturais, atuantes na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, cuja metodologia aplicada foi baseada na utilização de duas fontes: narrativas autobiográficas, oriundas de entrevistas disponibilizadas ao público, no portal digital da referida universidade; do currículo Lattes dos sujeitos. A partir disso, foi utilizada a análise de conteúdo para interpretação dos dados coletados. Os resultados indicam que diversos elementos estão presentes na construção da trajetória de cada professor, quais sejam: as experiências vividas no ensino básico, o papel da família, professores que foram referência, realização de trabalhos sociais, a busca por mudança de profissão, as experiências vividas na graduação e mesmo as escolhas circunstanciais. Constatou-se que: as formações acadêmicas dos docentes da universidade eram compatíveis com os cargos ocupados; o tipo de envolvimento com o trabalho apresentava-se de forma heterogênea entre os sujeitos, variando entre atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Os resultados encontrados permitem identificar contribuições importantes da utilização das narrativas autobiográficas na pesquisa em Educação, tendo em vista o aprofundamento de compreensões sobre percursos de formação de profissionais que atuam como formadores de docentes para a Educação Básica.

Palavras-chave: Narrativas autobiográficas. Histórias de vida. Formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiton Leandro Zimmermann Pereira, UFRGS

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Especialização em Docência no Ensino Superior e MBA em Gestão de Projetos - Uniasselvi (2021). Mestrando do Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é analista sênior de Laboratório de Controle de Qualidade - Braskem S/A com experiência na área de Química Orgânica e Inorgânica, com ênfase em Polímeros. Também atuando como professor de Química no Ensino Médio da rede estadual.

Carlos Ventura Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo vinculado ao Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED). Tornou-se professor da universidade em janeiro de 2017. Possui doutorado em Educação (2014), com tese versando sobre a formação de professores de Química e estruturas curriculares das licenciaturas. Em 2010, obteve o título de mestre em Química, com dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Educação em Química. Em 2007, graduou-se em Licenciatura em Química. Toda a formação acadêmica (graduação e pós-graduação) foi realizada na UFRGS. Foi professor da rede estadual e da rede privada de ensino médio do Rio Grande do Sul (2007-2013). Atuou em cursos técnicos integrados ao ensino médio, quando foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013-2017). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Educação em Química, tendo como foco de trabalho os seguintes temas: representações sociais, ensino de Química e Ciências, materiais didáticos, formação inicial e formação continuada de professores. Atualmente, desenvolve seu trabalho em cursos de graduação (Licenciatura em Química, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

PEREIRA, C. L. Z.; FONSECA, C. V. Documentos autobiográficos e ensino de Ciências Naturais: investigando docentes de uma faculdade de Educação. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n1.a6644. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6644. Acesso em: 27 abr. 2024.