O pensamento computacional nas pesquisas em ensino de matemática de mestrados profissionais: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6613Resumo
O Pensamento Computacional vem sendo abordado na área educacional por apresentar estreita relação com a resolução de problemas, nas diversas áreas de conhecimento, podendo envolver ou não um equipamento tecnológico. Diante disso, tomou-se como questão norteadora: Como as dissertações de Mestrado Profissional exploram o Pensamento Computacional no ensino da matemática? Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma Revisão Sistemática de Literatura, a fim de analisar como está sendo apresentado o Pensamento Computacional no ensino da matemática nas dissertações de Mestrado Profissional. A metodologia de pesquisa de caráter bibliográfico, qualitativa, tipo inventariante, pautou-se na investigação de dissertações disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em um intervalo de tempo de 2013 a 2021. A busca se deu em abril de 2022 e, após a aplicação do protocolo de pesquisa e da leitura flutuante dos títulos e palavras-chave, foram selecionadas 12 dissertações, as quais foram organizadas e categorizadas em focos e subfocos, considerando-se os objetivos, as estratégias e as convergências investigativas que se destacaram diante do objeto de estudo. As conclusões principais indicam que, nas pesquisas analisadas, as ações envolvem o desenvolvimento de conceitos, o ensino de programação e interdisciplinar, raciocínio lógico e a resolução de problemas nos mais diversos conteúdos. Porém, os estudos dessa temática ainda são reduzidos, evidenciando a necessidade de aprofundamento das bases teóricas que sustentem seu uso.
Palavras-chave: Pensamento Computacional. Revisão Sistemática de Literatura. Mestrado Profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.