O pensamento computacional nas pesquisas em ensino de matemática de mestrados profissionais: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6613

Resumo

O Pensamento Computacional vem sendo abordado na área educacional por apresentar estreita relação com a resolução de problemas, nas diversas áreas de conhecimento, podendo envolver ou não um equipamento tecnológico. Diante disso, tomou-se como questão norteadora: Como as dissertações de Mestrado Profissional exploram o Pensamento Computacional no ensino da matemática? Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma Revisão Sistemática de Literatura, a fim de analisar como está sendo apresentado o Pensamento Computacional no ensino da matemática nas dissertações de Mestrado Profissional. A metodologia de pesquisa de caráter bibliográfico, qualitativa, tipo inventariante, pautou-se na investigação de dissertações disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em um intervalo de tempo de 2013 a 2021. A busca se deu em abril de 2022 e, após a aplicação do protocolo de pesquisa e da leitura flutuante dos títulos e palavras-chave, foram selecionadas 12 dissertações, as quais foram organizadas e categorizadas em focos e subfocos, considerando-se os objetivos, as estratégias e as convergências investigativas que se destacaram diante do objeto de estudo. As conclusões principais indicam que, nas pesquisas analisadas, as ações envolvem o desenvolvimento de conceitos, o ensino de programação e interdisciplinar, raciocínio lógico e a resolução de problemas nos mais diversos conteúdos. Porém, os estudos dessa temática ainda são reduzidos, evidenciando a necessidade de aprofundamento das bases teóricas que sustentem seu uso.

Palavras-chave: Pensamento Computacional. Revisão Sistemática de Literatura. Mestrado Profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Regina Mincov de Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Curitiba. Mestre em Educação na área de Educação Matemática na linha de pesquisa da Etnomatemática pela Universidade São Francisco (USF-SP).

Amanda liebl Grosskopf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Formação Científica Educacional e Tecnológica – PPGFCET da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Curitiba, na linha de pesquisa de Educação Matemática. Licenciada em Matemática, em Pedagogia e em Física. Pós Graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico: orientação, supervisão, administração e inspeção escolar, Alfabetização e Letramento pela instituição FUTURA, Especialista em Fundamentos e Organização Curricular pela Universidade do Contestado. Tem experiência como professora de Matemática na Educação Básica. Possui interesse em pesquisas relacionadas às Tecnologias Digitais, Pensamento Computacional e Educação Matemática

Taniele Loss, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UTFPR; Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter e em Licenciatura em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFETPR). É membro do Grupo de Pesquisa sobre Inovações e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior na modalidade presencial e EAD. Atualmente é professora formadora de Matemática da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Marcelo souza Motta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciência e Matemática. Especialista em Informática na Educação, Educação Matemática, Psicologia Educacional e Supervisão Escolar. Graduação em Licenciatura em Matemática. Professor do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Curitiba. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica e do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Coordenador da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC). Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil na UTFPR. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC). Atualmente Diretor de Graduação e Educação Profissional do Campus Curitiba da UTFPR. Possui interesses de pesquisas em temáticas relacionadas com: Tecnologias Digitais; Pensamento Computacional; Recursos Educacionais Abertos.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

ALMEIDA, S. R. M. de; GROSSKOPF, A. liebl; LOSS, T.; MOTTA, M. souza. O pensamento computacional nas pesquisas em ensino de matemática de mestrados profissionais: uma revisão sistemática de literatura. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n1.a6613. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6613. Acesso em: 27 abr. 2024.