O ensino explícito da argumentação na abordagem de uma questão sociocientífica sobre o uso de máscaras faciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6452

Resumo

Neste artigo, apresentamos, como produto educacional, uma sequência didática baseada em uma questão sociocientífica sobre o uso de máscaras faciais no contexto da pandemia de Covid-19, voltada para o ensino de ciências para o nível fundamental II da educação básica. A sequência didática foi formulada com base na seguinte metodologia – articulação dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais previstos na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) (NUNES-NETO; CONRADO, 2018) e o ensino explícito da argumentação (JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, 2010). Destacamos como o ensino explícito da argumentação pode ser promovido, dependendo das características das atividades e do papel do professor. Nosso objetivo é fornecer subsídios ao professor de ciências sobre ações pedagógicas que envolvam o ensino explícito da argumentação e que possam ser transferidas para o ensino de outros tópicos curriculares e outras abordagens educacionais. Ademais, defendemos que a abordagem de QSC, especificamente por seu caráter dialógico e controverso, fomenta um espaço formativo profícuo para o desenvolvimento das habilidades argumentativas dos estudantes.

Palavras-chave: Questões sociocientíficas. Argumentação. Covid-19. Máscaras. Ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Henrique Alves, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Possui licenciatura em Ciências Biológicas e especialização em Didática e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Patos de Minas/MG; especialização em Mídias na Educação e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é doutorando do programa de pós-graduação em Educação da UFOP com pesquisa voltada ao campo da Educação em Ciências. Tem experiência no ensino de ciências e biologia na educação básica, e na formação de professores, em nível de especialização, na modalidade EaD. Possui interesse nos seguintes temas e áreas de pesquisa: educação CTS/CTSA, questões sociocientíficas, ações sociopolíticas e ativismo sociocientífico.

Letícia de Cássia Rodrigues Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Atualmente é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestre em Educação e licenciada em Ciências Biológicas também pela UFOP. É pesquisadora associada ao grupo de pesquisa Práticas Epistêmicas e Científicas na Educação em Ciências e professora de Ciências e Biologia em escolas das redes pública e privada de Ouro Preto. Tem experiência e produções na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, Argumentação, Natureza da Ciência, História da Ciência, Ensino por investigação e Movimentos e Práticas epistêmicas.

Ana Carolina Gomes Miranda, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, mestrado e doutorado em Educação em Ciências (Ensino de Química) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.  Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), MG e docente pesquisadora do programa de pós-graduação mestrado profissionalizante no Ensino de Ciências. Possui experiência na área de Química, atuando no ensino da Química/Ciências com ênfase na Natureza do Conhecimento Ciêntifico.

Paula Cristina Cardoso Mendonça, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Licenciada em Química, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua tese de doutorado recebeu prêmio de melhor tese do programa de pós-graduação em Educação da UFMG (2011). Atuou como professora visitante na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) em 2018. É professora associada na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atuando nos cursos de Química Licenciatura e Programa de Pós-graduação em Educação da UFOP. Desenvolve pesquisas na área de educação com ênfase no ensino de ciências. Tem interesse, principalmente, pelos temas: práticas científicas, práticas epistêmicas, natureza da ciência, modelagem, argumentação e formação de professores. Coordena o grupo de pesquisa Práticas Científicas e Epistêmicas na Educação em Ciências da UFOP. Coordenou o PIBID QUÍMICA UFOP de 2009 a 2010 e 2013 a 2014. Coordenou o curso de Química licenciatura da UFOP de 2013 a 2015 e 2017 a 2018. É membro do corpo editorial da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências e desde 2021 é editora-chefe deste periódico.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

ALVES, L. H.; ARAÚJO, L. de C. R.; MIRANDA, A. C. G.; MENDONÇA, P. C. C. O ensino explícito da argumentação na abordagem de uma questão sociocientífica sobre o uso de máscaras faciais. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n1.a6452. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6452. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Espaço Plural