O ensino explícito da argumentação na abordagem de uma questão sociocientífica sobre o uso de máscaras faciais
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6452Resumo
Neste artigo, apresentamos, como produto educacional, uma sequência didática baseada em uma questão sociocientífica sobre o uso de máscaras faciais no contexto da pandemia de Covid-19, voltada para o ensino de ciências para o nível fundamental II da educação básica. A sequência didática foi formulada com base na seguinte metodologia – articulação dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais previstos na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) (NUNES-NETO; CONRADO, 2018) e o ensino explícito da argumentação (JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, 2010). Destacamos como o ensino explícito da argumentação pode ser promovido, dependendo das características das atividades e do papel do professor. Nosso objetivo é fornecer subsídios ao professor de ciências sobre ações pedagógicas que envolvam o ensino explícito da argumentação e que possam ser transferidas para o ensino de outros tópicos curriculares e outras abordagens educacionais. Ademais, defendemos que a abordagem de QSC, especificamente por seu caráter dialógico e controverso, fomenta um espaço formativo profícuo para o desenvolvimento das habilidades argumentativas dos estudantes.
Palavras-chave: Questões sociocientíficas. Argumentação. Covid-19. Máscaras. Ensino de ciências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.