Novos caminhos: o velho neoliberalismo em ataque à educação
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6249Resumo
O presente trabalho analisa o Programa Novos Caminhos, entendido como uma estratégia que abre caminho de privatização e empresariamento da educação profissional e tecnológica. O objetivo deste estudo é identificar estratégias privatistas, indicando as consequências do avanço do capital sobre o trabalho e o Estado, buscando, também, monitorar formas de resistência e, sobretudo, de avanço da luta progressista que visa a garantia de direitos. O materialismo histórico e dialético é assumido aqui como aporte teórico e metodológico, a partir do qual documentos oficiais e referências teóricas serão usadas para identificar as categorias presentes no movimento estudado a fim de evoluir da compreensão para uma ação de resistência contra os ataques e impactos observados. Ao final do texto, espera-se confirmar que o programa pesquisado pode ser compreendido como uma ação de privatização da educação profissional pública, pois envolve interesses que enfraquecem a atuação estatal e precarizam ainda mais o mundo do trabalho.
Palavras-chave: Neoliberalismo. Trabalho. Privatização.
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