Representações sociais na licenciatura em educação do campo/ ciências da natureza: investigando estudantes e docentes
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6230Resumo
Apresenta-se um estudo de caso acerca de um curso de Licenciatura em Educação do Campo / Ciências da Natureza, vinculado a uma universidade federal localizada no município de Porto Alegre/ Rio Grande do Sul. Buscou-se investigar, através da aplicação de questionários, as representações sociais de estudantes e docentes a respeito de temas relacionados à especificidade do curso (opção pela licenciatura; interdisciplinaridade; ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica; características de um bom professor) e a ocorrência de convergências ou divergências destas com referenciais teóricos educacionais correlacionados. Os dados textuais obtidos foram interpretados através da análise de conteúdo. Os resultados do estudo mostraram que a maior parte dos sujeitos representa: a escolha pela licenciatura com base na função social do magistério, no interesse pela Educação do Campo ou pelas Ciências da Natureza; a interdisciplinaridade, presente como eixo organizador do curso, como forma de interação relativamente restrita, associada a disciplinas escolares; o ensino de Ciências da Natureza, na Educação Básica, como uma prática educacional vinculada à necessidade de que as pessoas saibam lidar com situações cotidianas e tomar decisões, com impacto na vida de todos, de forma criteriosa; o bom professor como um indivíduo cujo perfil está atrelado à dimensão profissional, à dimensão estratégica e à dimensão relacional. Este trabalho aponta um arcabouço de reflexões para que a formação de docentes na/da Educação do Campo, com especificidade da área de Ciências da Natureza, possa continuar sendo investigada, planejada e/ou repensada, em diferentes espaços acadêmicos do país.
Palavras-chave: Educação do campo. Representações sociais. Formação docente.
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