A mercantilização do ensino superior a partir da educação a distância: aspectos gerais de um diagnóstico crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6224

Resumo

O artigo traz o conceito de mercantilização do ensino superior a partir da educação a distância, apresentando um breve diagnóstico crítico. Tem-se como objetivo refletir acerca de três visões sobre a mercantilização do ensino superior a distância, com o recorte para o posicionamento do setor empresarial, do Governo Federal, por meio das suas políticas educacionais, e do universo acadêmico. Demonstra-se, dessa forma, quais são os pontos mais relevantes em cada uma das visões sobre a mercantilização. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa, amparada em uma pesquisa bibliográfica e documental, que se justifica por buscar contribuir para a discussão e a reflexão em torno da educação atualmente, uma vez que ela está fortemente guiada pelas formas de precarização do ensino, entre elas, o modelo de educação a distância. Conclui-se, com base na investigação realizada, que esse modelo de educação, citado anteriormente, está em crescimento, regido por critérios econômicos; adota-se o discurso de preparação para o mercado de trabalho, tornando o saber um bem rentável voltado à especialização profissional. Como não há pretensão de esgotar o tema, sugere-se a continuidade do estudo com outros temas vinculados à mercantilização, como, por exemplo, a temática sobre a privatização, financeirização e terceirização, todos intrinsecamente ligados ao mercado da educação superior.

Palavras-chave: Ensino a distância. Ensino superior. Mercantilização da educação.

Biografia do Autor

Marcio Pedroso Juliani, Universidade de Passo Fundo

Graduação em Tecnologia em Gestão de Marketing pela UNOPAR (2007) e em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2020), MBA em Gestão de Pessoas pela IMED Passo Fundo, MBA Executivo Internacional com Ênfase em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/Universidade da Califórnia/USA, e Pós-MBA em Inteligência Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Administração pela Faculdade Meridional - IMED - Passo Fundo\RS, 2016. Doutorando em Educação - Universidade de Passo Fundo-Bolsista PROSUC/CAPES (2021-2025). 

Antônio Pereira dos Santos., Universidade de Passo Fundo

Mestrando em Educação pela Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil
LIcenciatura em FIlosofia - Universidade de Passo Fundo RS Brasil

Dr. Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Doutorado em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
Afiliação: Professor e Pesquisador CNPQ – Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

PEDROSO JULIANI, M.; PEREIRA DOS SANTOS, A.; ALBERTO FÁVERO, A. A mercantilização do ensino superior a partir da educação a distância: aspectos gerais de um diagnóstico crítico . #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6224. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6224. Acesso em: 30 jan. 2023.