A mercantilização do ensino superior a partir da educação a distância: aspectos gerais de um diagnóstico crítico
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6224Resumo
O artigo traz o conceito de mercantilização do ensino superior a partir da educação a distância, apresentando um breve diagnóstico crítico. Tem-se como objetivo refletir acerca de três visões sobre a mercantilização do ensino superior a distância, com o recorte para o posicionamento do setor empresarial, do Governo Federal, por meio das suas políticas educacionais, e do universo acadêmico. Demonstra-se, dessa forma, quais são os pontos mais relevantes em cada uma das visões sobre a mercantilização. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa, amparada em uma pesquisa bibliográfica e documental, que se justifica por buscar contribuir para a discussão e a reflexão em torno da educação atualmente, uma vez que ela está fortemente guiada pelas formas de precarização do ensino, entre elas, o modelo de educação a distância. Conclui-se, com base na investigação realizada, que esse modelo de educação, citado anteriormente, está em crescimento, regido por critérios econômicos; adota-se o discurso de preparação para o mercado de trabalho, tornando o saber um bem rentável voltado à especialização profissional. Como não há pretensão de esgotar o tema, sugere-se a continuidade do estudo com outros temas vinculados à mercantilização, como, por exemplo, a temática sobre a privatização, financeirização e terceirização, todos intrinsecamente ligados ao mercado da educação superior.
Palavras-chave: Ensino a distância. Ensino superior. Mercantilização da educação.
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