A aprendizagem baseada em problemas (ABP) aplicada ao ensino de Química Inorgânica: as cores dos minerais
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6209Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na disciplina Química Inorgânica 2. O problema foi criado a partir da utilização das diferenças de cores entre o rubi e a safira, apesar de ambos serem derivados do coríndon. A metodologia consistiu na elaboração de um caso adotado em uma turma de Licenciatura em Química, com a avaliação da proposta pedagógica. Embora os resultados tenham mostrado que os estudantes ainda não conheciam a ABP, a metodologia foi bem avaliada por eles. A disciplina é muito teórica e a utilização de um problema real parece ter contribuído para o aprendizado e a motivação dos estudantes, visto que houve uma diminuição da taxa de reprovação comparada àquelas de anos anteriores. Como ainda é pequeno o número de trabalhos na literatura que abordem os conceitos de ligações químicas a partir de metodologias ativas, espera-se que esse trabalho estimule outros docentes a desenvolver novas estratégias e aplicar o método relatado neste artigo.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Química de Coordenação. Cores dos Minerais.
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