Programa residência pedagógica: a rádio como ferramenta de ensino de ciências em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6064Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da elaboração de um programa de rádio sobre ciências voltado a desenvolver conteúdos pertinentes ao Ensino Fundamental II como forma de atenuar o impacto da pandemia sobre os alunos da educação básica de três escolas públicas de Uruguaiana (RS). Em decorrência da pandemia de COVID-19 no ano de 2020, as atividades curriculares presenciais tiveram de ser suspensas em nível nacional, provocando mudanças drásticas nos métodos de ensino e forçando professores e alunos a se adaptarem a esta nova realidade. Como forma de contornar as dificuldades encontradas no Ensino Remoto Emergencial, o grupo de residentes do curso de Ciências da Natureza – Licenciatura da Unipampa (Campus Uruguaiana) trouxe a proposta da apresentação de um programa de rádio sobre assuntos pertinentes ao estudo das Ciências da Natureza, que foi ao ar em uma rádio local. O programa, denominado “Ciência na Residência”, foi concluído com 18 episódios construídos com base no método de simulação de conversa do tipo improviso estruturado entre os participantes e visou entregar informações de qualidade para os alunos e para a comunidade em geral.
Palavras-chave: Docência orientada. Ensino. Ciências da Natureza. Ensino Remoto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.