O uso de modelos matemáticos na engenharia para discussão de questões sociocientíficas: variáveis sociais e humanas
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4005Resumo
Resumo: O artigo tem como objeto de estudo o modelo gaussiano de dispersão de poluentes atmosféricos, usualmente praticado no ensino de engenharia. Para além das técnicas, busca-se discutir as questões sociocientíficas ao considerar as variáveis sociais e humanas que constituem tal modelo, com o objetivo de conduzir o estudante a uma visão crítica na identificação e resolução de problemas. Este estudo faz uso de conceitos matemáticos, físicos e químicos, sendo um trabalho interdisciplinar entre as ciências básicas. O modelo em questão equaciona variáveis técnicas e, com isso, proporciona aos futuros profissionais a possibilidade de simular o comportamento da nuvem de dispersão de acordo com a alteração de qualquer uma dessas variáveis. Decisões podem ser tomadas a partir de mudanças de cenário e, portanto, a engenharia cumpre com seu papel de resolver problemas, como na indústria que, no seu fazer produtivo e tecnológico, causa um problema ambiental para a sociedade. Por isso, conclui-se ser necessário desvelar as variáveis contemporâneas que compõem esse modelo ao debater sobre as implicações sociais da tecnociência que estão imbricadas na resolução deste. Trabalhar nessa perspectiva é explorar ao máximo o potencial da matemática na educação em engenharia.
Palavras-chave: Matemática. Engenharia. Questões sociocientíficas. Variáveis contemporâneas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.