Bela Tagarela: aplicação móvel para comunicação aumentativa e alternativa
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3977Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) voltado para crianças e adolescentes com impossibilidades de comunicação verbal. O objetivo deste artigo é discorrer sobre o processo de criação do aplicativo, suas funcionalidades e seu diferencial. Há vários recursos de CAA disponíveis, porém muitos deles são insuficientes para seus usuários em certos aspectos, seja pela quantidade reduzida de expressões ou pela falta de portabilidade do recurso. Com o intuito de minimizar esta problemática, inicialmente foi feita uma pesquisa de fundamentação teórica acerca da área de Tecnologia Assistiva (TA), bem como uma revisão de ferramentas de CAA para celulares e tablets já existentes. Após tal pesquisa, foi desenvolvida uma aplicação para comunicação por dispositivos móveis. Obteve-se, como resultado deste trabalho a criação de Bela Tagarela, aplicativo de CAA focado na facilidade de uso e atratividade para o usuário. Com este trabalho, espera-se que haja um constante avanço no desenvolvimento de Tecnologia Assistiva de baixo custo e acessíveis à população com o intuito de reduzir as limitações de pessoas com deficiência.
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva. Comunicação Aumentativa. Comunicação Alternativa. Inclusão. Aplicação móvel.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.