O processo de ensino-aprendizagem e as redes sociais: a necessidade de uma educação digital
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3654Resumo
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a relação entre o processo de ensino-aprendizagem e as redes sociais na internet a partir da análise dos dados levantados por meio da técnica de pesquisa questionário, direcionada a diversos profissionais educadores de diferentes ocupações e segmentos, de instituições públicas ou privadas do Distrito Federal. Por meio dessa análise, da revisão bibliográfica e, principalmente, do resgate da BNCC como referência oficial que integra as mudanças sociais em desenvolvimento e apresenta as competências e habilidades que o ensino básico deve desenvolver nos estudantes, o artigo visa compreender a realidade sobre os projetos de educação digital nas instituições de ensino e averiguar se tais projetos já estão sendo realizados de alguma forma por essas instituições. Ressaltamos a correlação entre educação e cultura, principalmente no que tange à era digital, que traz consigo demandas à prática educacional. Essas demandas são encaradas de diferentes formas pelos profissionais questionados, tanto com aspectos negativos quanto positivos do uso de tecnologias e, principalmente, das redes sociais na internet.
Palavras-chave: Cultura digital. Educação Digital. Formação de Educadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.