Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais

Resumo

Resumo: A inserção de recursos tecnológicos em sala de aula traz novas possibilidades e desafios para a prática pedagógica. No entanto é preciso que haja um planejamento que contemple as peculiaridades destas novas ferramentas, permitindo que professores e alunos possam usufruir de suas vantagens. Dessa forma, este trabalho se propõe a apresentar intervenções baseadas na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) realizadas em uma escola municipal de Fortaleza, bem como analisar as contribuições das tecnologias digitais neste tipo de metodologia. Para isso são detalhados os projetos “Um Mundo de Informações” e “Pensar, Conectar e Fazer” aplicados, respectivamente, em turmas de 5° e 6° anos do Ensino Fundamental. Além disso, é realizada uma avaliação das ferramentas digitais utilizadas nestas atividades. Concluiu-se que a utilização destas ferramentas influenciou de maneira positiva na aplicação dos projetos, além de permitir a integração do conhecimento em nível interdisciplinar e na criação de produtos educacionais.

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em projetos. Tecnologias digitais. Metodologia Ativa. Interdisciplinaridade.

 

 

PROJECT-BASED LEARNING: CONTRIBUTIONS OF DIGITAL TECHNOLOGIES

 

Abstract: The insertion of technological resources in the classroom brings new possibilities and challenges to a pedagogical practice. However, there is a need for planning that addresses the new tools, allowing teachers and participants to take advantage of them. Thus, this work is projected in Project-Based Learning (ABP) in a municipal school in Fortaleza, as well as data from digital technologies in this type of methodology. To this end, the "Um Mundo de Informações" and "Pensar, Conectar e Fazer" projects, carried out, respectively, in the 5th and 6th grades of Elementary School are detailed. In addition, it is performed an evaluation of the digital tools used in these activities. It was concluded that the use of the tools influenced in a positive way in the application of the projects, besides allowing an integration of knowledge at an interdisciplinary level and in the generation of educational products.

Keywords: Project-based learning. Digital technologies. Active Methodology. Interdisciplinarity.

Biografia do Autor

Diego de Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal do Ceará (2016). Graduado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal do Ceará (2016).
Juscileide Braga Castro, Universidade Federal do Ceará (UFC)
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta da UFC, vinculada a Faculdade de Educação/FACED e ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora do Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE.
Gilvandenys Leite Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Titular de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Publicado
2018-07-03