Tecnologia, educação e educação tecnológica: heranças e endereçamentos
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2727Resumo
Resumo: Este artigo visa discutir significados atribuídos à tecnologia e à produção de conhecimento com a tecnologia no contexto escolar, tendo por pano de fundo sentidos destes na Educação Matemática. Em atenção à interrogação orientadora “Que compreensões podem ser possíveis quando visamos o encontro tecnologia-educação?” estudamos autores que se dedicam ao tema, buscando suporte de fundo teórico-filosófico para respondê-la. Deste estudo delineamos um percurso de exposição de nossas compreensões, iniciando com uma seção que visa demarcar a inserção da tecnologia na educação brasileira. Seguimos, abrindo uma discussão sobre matizes históricas das tecnologias na Educação Matemática no Brasil e finalizamos nosso texto dialogando com as ideias de Martin Heidegger, em direção a um entendimento de educação tecnológica. Para este autor o “ter” e “usar” tecnologias solicitam ser vistas no movimento do produzir conhecimento, transformando o aprender e o ensinar, de modo a habitar o mundo adjetivado de tecnológico.
Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Educação Matemática. Produção de Conhecimento. Educação Tecnológica.
TECHNOLOGY, EDUCATION AND TECHNOLOGICAL EDUCATION: HERITAGES AND ADDRESSES
Abstract: This article aims to discuss meanings attributed to technology and the production of knowledge with technology in the school context, having in the background these meanings in Mathematics Education. In consideration of the guiding question “What understandings may be possible when we look at the technology-education meeting?” We study authors who are dedicated to the subject, seeking support from a theoretical-philosophical background to answer it. From this study we outline a course of exposition of our understandings, starting with a section that aims to demarcate the insertion of technology in Brazilian education. We continue by opening a discussion about historical nuances of technologies in Mathematics Education in Brazil and finalizing our text by having dialogues with the ideas of Martin Heidegger towards an understanding of technological education. According to this author, “to have” and “to use” technologies request to be seen in the movement of producing knowledge, transforming learning and teaching, to inhabit the world classificated as technological.
Keywords: Education. Technology. Mathematical Education. Knowledge Production. Technological Education.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.