(Trans)narrativas de fronteira

  • Claudio Eduardo Resende Alves Programa de Pós-Graduação em psicologia da PUC Minas
  • Maria Ignez Costa Moreira Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas

Resumo

Resumo: O presente texto propõe uma reflexão sobre as histórias de vida de uma transexual e de uma travesti pertencentes a gerações, contextos familiares, econômicos e sociais distintos, além de possuírem trajetórias escolares díspares. O fio condutor das histórias se desenvolveu a partir de uma roda de conversa entre protagonistas e educadores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG. O trabalho apresenta uma narrativa polifônica das subjetividades intercruzadas pelas categorias de gênero, idade, sexo, classe social, raça/etnia e formação profissional. Por fim, é feita a problematização das narrativas apresentadas à luz das teorias de gênero a fim de pensar a travestilidade e a transexualidade como formas de expressão da sexualidade localizadas na fronteira entre o masculino e o feminino.

Palavras-chave: Corpo. Gênero. Subjetividade. Travesti. Transexual.

 

FRONTIER TRANS NARRATIVES

Abstract: The present text proposes a reflexion about the life stories of a transsexual and a transvestite belonging to different social, economic, generational and family backgrounds, having, in addition, experienced dissimilar school trajectories. The common thread of the stories has developed from a round of conversation between the protagonists and education workers of the Municipal Secretary of Education of Belo Horizonte/MG. This paper presents a polyphonic narrative of the subjectivities, intersected by the categories of gender, age, sex, social class, ethnics and professional assessment. Finally, a problematization of the narratives, in the light of the gender theories, is made in order to think of the transverstitility and transsexuality as forms of sexuality expression located on the masculine feminine frontier

Keywords: Body. Gender. Subjectivity. Transvestites. Transsexuals.

 

Biografia do Autor

Claudio Eduardo Resende Alves, Programa de Pós-Graduação em psicologia da PUC Minas
Doutorando em Psicologia pela PUC Minas, Mestre em Ensino de Biologia pela PUC Minas, Especialista em Educação Afetivo-Sexual pela Fundação Mineira de Educação e Cultura e Graduado em Ciências Biológicas pela PUC Minas. Professor e integrante do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, onde desenvolve pesquisas sobre as temáticas de sexualidade e relações de gênero em interface com o universo da educação. Além disso, participa da elaboração, implementação e monitoramento de políticas públicas municipais de inclusão da diversidade sexual nos espaços de convivência escolar.
Maria Ignez Costa Moreira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas

Doutora em Psicologia Social pela PUC São Paulo, Professora da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas.

Publicado
2014-06-19