Chamada de Trabalhos 2024/1
Volume 13, número 1 (2024)
Dossiê: Retrospectiva, desafios e perspectivas da Educação Básica no Brasil
Organizadores: Profa. Dra. Juliana Carvalho Pereira (Prefeitura Municipal de Cachoeirinha), Dr. Filipe Xerxeneski da Silveira (IFRS) e Profa. Dra. Maria do Rocio Fontoura Teixeira (UFRGS).
O presente dossiê debruça-se em traçar diretrizes, paralelos e perspectivas de reflexões diante de diferentes debates que podem guiar a Educação Básica no Brasil, considerada pela legislação (Lei nº 9.394/1996 - LDB) o primeiro nível de ensino ao envolver as etapas da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. Sendo a educação um elemento fundante para a sobrevivência dos indivíduos na sociedade, o seu entendimento enquanto sujeito social, a fruição e o exercício da cidadania, este dossiê tem o propósito de contemplar múltiplas conexões e olhares em torno de qual educação temos e almejamos em um país com profundos contrastes socioculturais, demográficos e alarmantes índices de analfabetismo funcional. Diante desse contexto, é necessário estabelecer diretrizes que garantam à população, de um modo geral, o direito à educação e, mais do que isso, políticas públicas que tenham como foco a diminuição de desigualdades que interferem no fracasso e no sucesso escolar. A complexidade desses desafios, escancarados no contexto “pós-pandêmico”, especialmente nas escolas públicas, indica a necessidade de rever os fundamentos pedagógicos, passando pela estrutura curricular nacional, bem como de adotar estratégias para garantir o acesso ao direito à Educação Básica de qualidade, de forma mais igualitária e democrática possível. Nesse sentido, a pandemia não somente representou uma crise sanitária de proporções históricas, como também resultou na maior adversidade já enfrentada pela educação básica brasileira no que diz respeito à garantia de acesso à escola, tendo em vista que a oferta do ensino remoto desigual no Brasil provou que o ensino presencial é insubstituível para quem precisa superar as lacunas da alfabetização. Desse modo, a #Tear realiza esta chamada sobre os desafios da Educação Básica no Brasil contempla, entre outros, os seguintes tópicos: experiências da docência na Educação Básica; educação midiática e informacional na Educação Básica; políticas públicas e Educação Básica no Brasil; perspectivas decoloniais na Educação Básica; humanização na Educação Básica: a contribuição dos direitos humanos; princípios, fundamentos e procedimentos da Educação Básica: relações entre o estabelecido e o praticado. Artigos científicos inéditos que contemplem um ou mais dos referidos temas serão bem-vindos à #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia.
Prazo final para submissão: 31 de março de 2024
Previsão de publicação: julho de 2024