Chamada de Trabalhos 2023/2

2023-04-01

CHAMADA DE TRABALHOS/CALL FOR PAPERS/LLAMADA DE TRABAJOS:

 Volume 12, número 2 (2023)

Dossiê: Docência Universitária: cenário para três ofícios - ensino, pesquisa e extensão 

Organizadores: Profa. Dra. Jesus Maria Sousa (UMa, Portugal), Prof. Dr. Osmar Hélio Araújo  (UFPB, Brasil) e Prof. Dr. Emerson Augusto de Medeiros  (UFERSA, Brasil)

 

Este dossiê insere-se no campo da docência universitária. Espera-se discutir a docência universitária a partir do tripé ensino-pesquisa-extensão, assim como as possibilidade e as condições do/para o desenvolvimento profissional dos professores universitários, à medida que exercem o ofício de ensinar, pesquisar e desenvolver a extensão universitária. A docência universitária requer, para além da capacidade pedagógica, um conjunto de saberes múltiplos, ou transversais, alguns resultantes da pesquisa, outros construídos no âmbito da extensão universitária, outros ainda construídos por cada pessoa a partir das suas experiências pessoais e profissionais que repercutem na aprendizagem indubitavelmente da docência. A docência universitária exige e reúne, assim, vários saberes e formas de conhecimento, abordagens transversais e didáticas, em uma perspectiva sistêmica. Diante dessas exigências, percebe-se a necessidade de se problematizar a complexidade e a diversidade de saberes e situações educativas que envolvem a docência universitária e o contexto do ensino superior. Serão bem-vindos estudos e pesquisas em torno de práticas, opções pedagógicas e curriculares em ambientes de ensino superior, bem como no domínio da pesquisa e da extensão universitária. Além disso, estudos e pesquisas com foco na formação e no desenvolvimento profissional dos professores universitários serão muito oportunos. Esta ambição exige questionar:  Quem são os profissionais que exercem a docência no ensino superior? Qual o seu papel? O que se espera deles em termos de conhecimentos, práticas e experiências profissionais? Como é que se apre(e)nde o ofício de ensinar nesse contexto? Quem se encarrega da formação pedagógica desses profissionais? Artigos científicos inéditos que contemplem um ou mais dos referidos temas serão bem-vindos à #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia.

Prazo final para submissão: 31 de agosto de 2023 

Previsão de publicação: dezembro de 2023