Histórias de Kuiãs e Griôs: entrelaçamentos entre letramento literário e letramento racial
Palavras-chave:
Contação de histórias, Lei nº 11.645/2008, Literatura infantil, Projeto de extensãoResumo
Este é o relato das atividades do projeto de extensão “Histórias de Kuiãs e Griôs”, o qual promove a contação de histórias protagonizadas por personagens indígenas e africanos/afro-brasileiros e escritas por autores dessas etnias. O objetivo do projeto é contribuir com a efetivação da Lei nº11.645/2008, que obriga o ensino de história e cultura indígena e africana/afro-brasileira. O público-alvo é constituído por estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental. Para tanto, o projeto se apoia nos conceitos de letramento literário, i.e., o processo de apropriação da linguagem literária, e de letramento racial, i.e., práticas de leitura de estruturas raciais, bem como modos de lhes responder. Consideramos que o projeto atingiu seu objetivo no que diz respeito à Lei em questão, promovendo, ainda, o letramento literário e o letramento racial entre os estudantes que participaram da ação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.