IFRS: Identidade, Protagonismo e Transformação Social
Resumo
Na manhã de 18 de abril de 2013, a professora e diretora de Ensino do
Câmpus Porto Alegre, Márcia Amaral Correa de Moraes, proferiu a palestra
“IFRS: Identidade, Protagonismo e Transformação Social”. Márcia falou sobre
os principais desafios dos Institutos Federais para construção de sua
identidade e protagonismo e como agentes de transformação social. Segundo
a professora, os IFs, criados em 2008, surgiram como uma alternativa devido
ao inconformismo da sociedade com a situação da educação profissional.
– Como um projeto na contramão da atual conjuntura global, os IFs foram a
grande materialização da esperança no cenário educacional – colocou.
Com relação ao desafio da identidade institucional, Márcia frisou que, apesar
dos Institutos Federais serem constituídos por diversas unidades, a instituição
não pode abrir mão de ser “una”.
– Temos que construir o sentimento de que somos um Instituto Federal.
Durante a exposição, a professora se referiu à identidade como o DNA da
instituição e falou sobre o papel dos servidores dentro do instituto.
– Todos somos educadores e educandos, e existimos porque estamos à
serviço da sociedade. Professores e técnicos administrativos são todos
trabalhadores em Educação. Suas atuações na escola devem ser integradas
pedagogicamente, tendo o reconhecimento da instituição enquanto ação
educativa.
Ao abordar o desafio do protagonismo, Márcia levantou a questão: O que a
sociedade espera de nós?, salientando que o servidores necessitam se
apropriar do propósito dos Institutos Federais e de “onde estamos”;
compreender-se como agente de construção desse projeto, lidar com conflitos
sob o enfoque positivo, de transformação; implementação do princípio de
impessoalidade nas dimensões interna e externa.
Continue lendo...
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.