Percursos da Empregabilidade: qualificação para desempregados de Bento Gonçalves/RS
Palavras-chave:
Capacitação, Vulnerabilidade social, Negócios, Efetividade de negócios, Ação de extensão, QualificaçãoResumo
O programa de extensão Percursos da Empregabilidade para Desempregados no município de Bento Gonçalves/RS tem como propósito capacitar pessoas migrantes de outros municípios e países, bem como residentes do município que estejam em situação de desemprego e vulnerabilidade social, atendidos pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES). Essas capacitações caracterizaram-se como cursos de curta duração em áreas como Gestão de Pessoas e da Qualidade, Informática, Hotelaria e Empreendedorismo. A iniciativa para a criação desse programa de extensão partiu do atual contexto mundial de aumento nas taxas de desemprego, potencializadas pela Pandemia da COVID-19. O objetivo deste relato é compartilhar experiências e ressaltar a importância de ações de extensão focadas a esse público, voltando-se à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico sustentável. A metodologia utilizada para o relato é qualitativa e descritiva. Para tanto, apresenta-se uma descrição das ações realizadas, o método utilizado nas aulas e discussão dos resultados obtidos, com o total de 108 certificações. Como conclusão, destaca-se, além da relevância das ações de extensão direcionadas a esse público, comentários e avaliações dos participantes ao final dos cursos ofertados, observando o contexto e a percepção dos estudantes, além de como o programa ajudou a comunidade externa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.