Percursos da Empregabilidade: qualificação para desempregados de Bento Gonçalves/RS

Autores

  • Julia Paese Faccin IFRS - BG
  • Leane Maria Filipetto IFRS - Campus Bento Gonçalves

Palavras-chave:

Capacitação, Vulnerabilidade social, Negócios, Efetividade de negócios, Ação de extensão, Qualificação

Resumo

O programa de extensão Percursos da Empregabilidade para Desempregados no município de Bento Gonçalves/RS tem como propósito capacitar pessoas migrantes de outros municípios e países, bem como residentes do município que estejam em situação de desemprego e vulnerabilidade social, atendidos pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES). Essas capacitações caracterizaram-se como cursos de curta duração em áreas como Gestão de Pessoas e da Qualidade, Informática, Hotelaria e Empreendedorismo. A iniciativa para a criação desse programa de extensão partiu do atual contexto mundial de aumento nas taxas de desemprego, potencializadas pela Pandemia da COVID-19. O objetivo deste relato é compartilhar experiências e ressaltar a importância de ações de extensão focadas a esse público, voltando-se à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico sustentável. A metodologia utilizada para o relato é qualitativa e descritiva. Para tanto, apresenta-se uma descrição das ações realizadas, o método utilizado nas aulas e discussão dos resultados obtidos, com o total de 108 certificações. Como conclusão, destaca-se, além da relevância das ações de extensão direcionadas a esse público, comentários e avaliações dos participantes ao final dos cursos ofertados, observando o contexto e a percepção dos estudantes, além de como o programa ajudou a comunidade externa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Paese Faccin, IFRS - BG

Possui ensino médio completo, sendo formada como técnica em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). 

Leane Maria Filipetto, IFRS - Campus Bento Gonçalves

Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Especialização em Qualidade Total na Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras-MG (2001), MBA em Recursos Humanos (2015), Mestre em Ciências, área de concentração Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010) dissertação em Educação Ambiental. MBA em Recursos Humanos pela Unisinos. Especialização em EAD com habilitação em Tecnologias Educacionais (2016) e Especialização em Gestão em EaD. Atualmente professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica de Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves, estando na Coordenação do Curso Tecnólogo em Logística. Participando do MBA de Pós-Graduação Lato Sensu Master em Neuroestratégia e o Pensamento Transversal.

Downloads

Publicado

2023-08-22