Avaliação na Educação Básica: formação continuada de gestores municipais
Palavras-chave:
Avaliação, Formação continuada, Registros avaliativosResumo
O presente relato trata de um curso de extensão ofertado no ano de 2022, resultado de uma parceria de um Instituto Federal e uma Rede municipal de educação do estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos do curso de formação continuada foram capacitar os gestores municipais, atualizando reflexões referentes à temática avaliação; analisar criticamente a proposta atual da rede municipal, que trata da avaliação do ensino e da aprendizagem na educação básica; propor alternativas inovadoras e viáveis para avanço das práticas avaliativas na realidade local. O curso aconteceu em formato híbrido, com encontros presenciais entre a ministrante e os gestores participantes e, também, com análise documental e aplicação de propostas nas escolas. Autores como Colasanto, Luckesi e Proença fundamentaram as discussões realizadas acerca dos conceitos e práticas avaliativas, além dos fundamentos da Base Nacional Comum Curricular. Os treze gestores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, participaram de forma ativa dos encontros e construíram as propostas em conjunto com a ministrante. As principais mudanças foram a alteração das propostas de registro e documentação pedagógica da Rede municipal, inseridas nos Regimentos Escolares, referentemente à exclusão de conceitos nos anos iniciais e substituição de pareceres descritivos por relatórios de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.