A vida me conduziu para a extensão agroecológica

Autores

  • CLAUDIO FIOREZE Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Viamão

Palavras-chave:

Trajetória extensionista, Vocação, Desenvolvimento, Sustentabilidade, EcoViamão

Resumo

Este relato de experiência apresenta brevemente minha trajetória pessoal e profissional e como os acontecimentos que presenciei e participei, com maior ou menor autonomia, desde o princípio, foram conformando todo um contexto que me conduziu à predileção pela atividade extensionista, antes e depois de meu ingresso na rede federal de EBTT. Trata-se de um pequeno memorial, sem pretensão de modelo ou cartilha, tão somente um testemunho cujo principal objetivo é compartilhar um pouco desta jornada e, quiçá, mostrar como nossas escolhas levam, ou não, a sermos extensionistas como praticantes da liberdade, da democracia participativa e da sustentabilidade em todas as suas dimensões. Mostra também, mediante várias referências a situações vividas, ações e projetos, que podemos fazer coisas inspiradoras e transformadoras, especialmente quando trabalhamos em equipe e com um viés transdisciplinar. Pode-se concluir que a extensão é um grande portal institucional e que cumpre um papel diferenciado na matriz educacional de instituições como o IFRS, sendo importante porta de entrada de demandas socioambientais legítimas e impostergáveis para que nossa missão institucional alcance êxito e nossa práxis se oxigene na realidade que estamos inseridos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • CLAUDIO FIOREZE, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Viamão
    Ex- Secretário da Agricultura , Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Claudio Fioreze nasceu em Colorado-RS e fez Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e Doutorado em Ciência do Solo, também pela mesma instituição(2010). Tem experiência acadêmica na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, além das áreas de Agroecologia e Extensão Rural pública, já que trabalhou na EMATER-RS entre 1990 e 2010. Ingressou, na condição de Docente do EBTT, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFF), no Campus Alegrete-RS, em 2010. Atuou junto no planejamento e implantação de projetos junto ao Território Rural e da Cidadania da Região Central do Estado, entre 2005 e 2010. Em 2011, foi cedido para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Sul (SEAPA-RS) para exercer o cargo de Diretor Geral e Secretário de Estado Adjunto. Foi secretário titular da mesma pasta entre março e dezembro de 2014. Em 2015, retornou ao Instituto Federal, estando lotado desde então no do Campus do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS), em Viamão-RS, onde exerce suas funções de docente junto a vários cursos na área sócio-ambiental, coordena o Curso Técnico de Cooperativismo e participa de várias comissões e órgãos de apoio à gestão.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

FIOREZE, CLAUDIO. A vida me conduziu para a extensão agroecológica. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 149–153, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/5844.. Acesso em: 22 jan. 2025.