A vida me conduziu para a extensão agroecológica
Palavras-chave:
Trajetória extensionista, Vocação, Desenvolvimento, Sustentabilidade, EcoViamãoResumo
Este relato de experiência apresenta brevemente minha trajetória pessoal e profissional e como os acontecimentos que presenciei e participei, com maior ou menor autonomia, desde o princípio, foram conformando todo um contexto que me conduziu à predileção pela atividade extensionista, antes e depois de meu ingresso na rede federal de EBTT. Trata-se de um pequeno memorial, sem pretensão de modelo ou cartilha, tão somente um testemunho cujo principal objetivo é compartilhar um pouco desta jornada e, quiçá, mostrar como nossas escolhas levam, ou não, a sermos extensionistas como praticantes da liberdade, da democracia participativa e da sustentabilidade em todas as suas dimensões. Mostra também, mediante várias referências a situações vividas, ações e projetos, que podemos fazer coisas inspiradoras e transformadoras, especialmente quando trabalhamos em equipe e com um viés transdisciplinar. Pode-se concluir que a extensão é um grande portal institucional e que cumpre um papel diferenciado na matriz educacional de instituições como o IFRS, sendo importante porta de entrada de demandas socioambientais legítimas e impostergáveis para que nossa missão institucional alcance êxito e nossa práxis se oxigene na realidade que estamos inseridos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.