Traçando o perfil do leitor: uma proposta de mediação de leitura

Autores

  • Vanessa Mazieiro Oliveira IFSul Camaquã
  • Sandra Beatriz Salenave de Brito
  • Tailine Quevedo Tavares
  • Alice Claro Duarte
  • Matheus Machado Mendes
  • Mariana Chaves Paim
  • Felipe Wachholz Bartz

Palavras-chave:

Leitura, Mediação, Formação de leitores

Resumo

A partir de conversas com os discentes em 2015, observou-se que alguns afirmaram não ter tempo disponível ou interesse em ler. Assim, surgiu a pesquisa PE10715/160, que tinha por objetivo delimitar o perfil do leitor do IFSUL - Campus
Camaquã dos cursos do Ensino Médio Integrado. Após a aplicação e a análise do questionário, diversas intervenções foram elaboradas, sempre abertas à toda comunidade escolar, em parceria com escolas da região. As principais ações foram a criação de um canal no YouTube, encontros mensais do “Clube do Livro”, revitalização do mural da biblioteca, criação da “Geladeira Literária” e organização da “Semana Literária”. Em 2017, iniciaram os encontros de formação de mediadores – “Literacriando: Caminhos para ler o mundo” e “Encontro de Práticas
de Mediação de Leitura”, cujos anais são registrados com ISSN 2763-9797. Em 2018, surgiu a necessidade de aplicação de um novo questionário para avaliar
os resultados das ações de mediação de leitura, os quais evidenciam que houve um aumento no número de alunos leitores e no de estudantes que consideram
a leitura um hábito importante e, agora, leem, principalmente, por prazer e, também, por iniciativa própria, comprovando, desta maneira, que as ações têm estimulado a formação de novos leitores. Além disso, o projeto segue sendo desenvolvido na pandemia de maneira on-line.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS