Traçando o perfil do leitor: uma proposta de mediação de leitura
Palavras-chave:
Leitura, Mediação, Formação de leitoresResumo
A partir de conversas com os discentes em 2015, observou-se que alguns afirmaram não ter tempo disponível ou interesse em ler. Assim, surgiu a pesquisa PE10715/160, que tinha por objetivo delimitar o perfil do leitor do IFSUL - Campus
Camaquã dos cursos do Ensino Médio Integrado. Após a aplicação e a análise do questionário, diversas intervenções foram elaboradas, sempre abertas à toda comunidade escolar, em parceria com escolas da região. As principais ações foram a criação de um canal no YouTube, encontros mensais do “Clube do Livro”, revitalização do mural da biblioteca, criação da “Geladeira Literária” e organização da “Semana Literária”. Em 2017, iniciaram os encontros de formação de mediadores – “Literacriando: Caminhos para ler o mundo” e “Encontro de Práticas
de Mediação de Leitura”, cujos anais são registrados com ISSN 2763-9797. Em 2018, surgiu a necessidade de aplicação de um novo questionário para avaliar
os resultados das ações de mediação de leitura, os quais evidenciam que houve um aumento no número de alunos leitores e no de estudantes que consideram
a leitura um hábito importante e, agora, leem, principalmente, por prazer e, também, por iniciativa própria, comprovando, desta maneira, que as ações têm estimulado a formação de novos leitores. Além disso, o projeto segue sendo desenvolvido na pandemia de maneira on-line.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.