Arte e discussão: pela valorização étnico-racial e de gênero

Autores

  • Natálie Pacheco Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim
  • Paloma Bezerra da Silva IFRS Campus Erechim
  • Priscilla Pereira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim
  • Priscila Gil Wagner Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim
  • Cláudia Turik de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim
  • Alessandra Tonin Incerti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim
  • Jéssica Petrykoski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Diversidade, Arte, Discussão

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato de experiência sobre o projeto de extensão “Arte e discussão: pela valorização étnico-racial e de gênero” desenvolvido Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus (OCULTADO), no ano de 2019. O objetivo do projeto foi despertar a reflexão e capacitar sobre as relações étnico-raciais e de gênero combatendo o racismo direto e velado, reconhecendo a importância da cultura dos povos indígenas e afrodescendentes para a sociedade, questionando o machismo e suas formas de opressão nas relações de gênero e valorizando a diversidade cultural nas relações estabelecidas nas instituições. Para tanto, foram desenvolvidas atividades que visam despertar a consciência dos participantes das ações para as questões étnico-raciais e de gênero, como rodas de conversas, palestras, oficinas, entre outras. Assim, pretendeu-se transformar os espaços de exposição e discussão em ambientes propícios para fomentar debates e projetar soluções para as temáticas de gênero e étnica, na tentativa de humanizar as relações que permeiam nosso cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS