Arte e discussão: pela valorização étnico-racial e de gênero
Palavras-chave:
Ações afirmativas, Diversidade, Arte, DiscussãoResumo
O presente trabalho apresenta o relato de experiência sobre o projeto de extensão “Arte e discussão: pela valorização étnico-racial e de gênero” desenvolvido Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus (OCULTADO), no ano de 2019. O objetivo do projeto foi despertar a reflexão e capacitar sobre as relações étnico-raciais e de gênero combatendo o racismo direto e velado, reconhecendo a importância da cultura dos povos indígenas e afrodescendentes para a sociedade, questionando o machismo e suas formas de opressão nas relações de gênero e valorizando a diversidade cultural nas relações estabelecidas nas instituições. Para tanto, foram desenvolvidas atividades que visam despertar a consciência dos participantes das ações para as questões étnico-raciais e de gênero, como rodas de conversas, palestras, oficinas, entre outras. Assim, pretendeu-se transformar os espaços de exposição e discussão em ambientes propícios para fomentar debates e projetar soluções para as temáticas de gênero e étnica, na tentativa de humanizar as relações que permeiam nosso cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.