O protagonismo adolescente na abordagem da Educação em Saúde: um projeto de extensão do NEPGS/Campus Osório em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde

Autores

Palavras-chave:

Saúde, Gênero e Sexualidade, Protagonismo estudantil, Extensão

Resumo

O relato parte da experiência do Projeto de Extensão Saúde no IFRS Osório, desenvolvido em 2019 junto ao Ensino Médio, a partir da parceria entre NEPGS e Secretária Municipal de Saúde (SMS). O objetivo foi abordar saúde adolescente articulada às questões de gênero e sexualidade, tendo por perspectiva o bem-estar no campo mental, físico e social. Sustentou-se em textos sobre vulnerabilização e fragilização adolescente, e do poder libertador da educação para emancipação dos sujeitos. Adotou-se a metodologia da construção horizontal de saberes, privilegiando o protagonismo estudantil como agente ativo capaz de transformar sua realidade. As ações dividiram-se em três módulos, duas oficinas e uma palestra, abrangendo todas as 16 turmas do médio. Destaca-se como resultados do projeto a construção coletiva de conceitos, a partir de um processo de problematização de “verdades” e “certezas”; a presença de discentes nas unidades de saúde para diversas testagens; e a construção de sujeitos mais empáticos, preocupados com a saúde do outro e com relações sociais mais positivas. O projeto mostrou a importância de espaços que abordem saúde integral de jovens/adolescentes na escola, através de parcerias entre a educação e a saúde, mostrando que as áreas são corresponsáveis pela construção de cidadãs/ãos conscientes e questionadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jeandro da Silva Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Atualmente é Agente Administrativo da Prefeitura Municipal de Osório, lotado na Secretaria de Saúde. Graduado em Gestão de Turismo (Estácio) e pós-graduado em MBA em Gestão Pública (UNIBR). Graduando em Administração Pública (UNIPAMPA/UAB), pós-graduando em Direito Administrativo (CERS) e pós-graduando em Gestão em Saúde (UFRGS). Membro externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS Campus Osório e desenvolve projeto de extesão "Saúde no IFRS Osório" na mesma instituição em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Saúde na Escola. Possui várias capacitações e aperfeiçoamentos com olhar voltado para a população LGBTI+, especialmente sobre Políticas Públicas de Saúde e atua na promoção de saúde e acolhimento na área de HIV/AIDS utilizando redes sociais.

  • FERREIRA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - Campus/Osório

    Doutoranda no Programa de Diversidade Cultural e Inclusão social na Universidade FEEVALE. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (2010). Especialização em Metodologia de Ensino pela UNINTER (2013). Graduação em Letras Português/ Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, história da literatura, transculturação, heterogeneidade, identidade, poética narrativa, cânone literário, literatura de autoria feminina.  Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório e membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS). os estudos e pesquisas estão voltados para o campo das políticas públicas de ações afirmativas, investigando os núcleos de diversidade de gênero e sexualidade dos Institutos Federais da Rede do Rio Grande do Sul. 

  • BRASIL, Secretaria Municipal de Saúde de Osório

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2003). Trabalhou como docente no Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil - Campus Torres, Canoas e Guaíba e coordenou o Serviço e Pesquisa em Psicologia Social Institucional e Comunitária (SEPCOM) da Universidade Luterana do Brasil - Campus Guaíba. Atualmente é psicóloga clínica no Serviço de Atendimento Especializado- SAE/CTA com vínculo de servidora pública junto à Secretaria Municipal da Saúde/Prefeitura Municipal de Osório. Nesta mesma secretaria atuou no Centro de Atenção Psicossocial/ CAPS - Núcleo da Infância e da Adolescência, Estratégia de Saúde da Família, serviço da Atenção Básica (AB) e como membro coordenador do Grupo Gestor Municipal do Programa de Saúde na Escola (PSE/Osório).A atuação profissional e a docência têm ênfase em Psicologia Social, Institucional e Comunitária, Psicologia da Saúde, Saúde Coletiva e Clínica Ampliada. O estudo e pesquisa estão voltados para o campo das intervenções psicossociais e institucionais, clínica ampliada, e sua interface com a arte e os modos éticos e estéticos de existência.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS