O protagonismo adolescente na abordagem da Educação em Saúde: um projeto de extensão do NEPGS/Campus Osório em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde
Palavras-chave:
Saúde, Gênero e Sexualidade, Protagonismo estudantil, ExtensãoResumo
O relato parte da experiência do Projeto de Extensão Saúde no IFRS Osório, desenvolvido em 2019 junto ao Ensino Médio, a partir da parceria entre NEPGS e Secretária Municipal de Saúde (SMS). O objetivo foi abordar saúde adolescente articulada às questões de gênero e sexualidade, tendo por perspectiva o bem-estar no campo mental, físico e social. Sustentou-se em textos sobre vulnerabilização e fragilização adolescente, e do poder libertador da educação para emancipação dos sujeitos. Adotou-se a metodologia da construção horizontal de saberes, privilegiando o protagonismo estudantil como agente ativo capaz de transformar sua realidade. As ações dividiram-se em três módulos, duas oficinas e uma palestra, abrangendo todas as 16 turmas do médio. Destaca-se como resultados do projeto a construção coletiva de conceitos, a partir de um processo de problematização de “verdades” e “certezas”; a presença de discentes nas unidades de saúde para diversas testagens; e a construção de sujeitos mais empáticos, preocupados com a saúde do outro e com relações sociais mais positivas. O projeto mostrou a importância de espaços que abordem saúde integral de jovens/adolescentes na escola, através de parcerias entre a educação e a saúde, mostrando que as áreas são corresponsáveis pela construção de cidadãs/ãos conscientes e questionadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.