Programa de desenvolvimento de mídias, TICs, acessibilidade e EaD
Palavras-chave:
TICs, Glossário de LIBRAS, Vídeo-aula, Moodle Inclui, Vídeos didáticosResumo
O Programa de desenvolvimento de mídias, tics, acessibilidade e Educação a distância (EaD) serviu de “guarda-chuva” para o desenvolvimento de outros projetos que tem a intenção de produzir e dar manutenção a ferramentas digitais educacionais acessíveis para pessoas surdas. A acessibilidade virtual trata da implementação de soluções acessíveis para pessoas com deficiência, pois notou-se a escassez ou inexistentes de materiais didáticos adaptados para surdos no Ensino Remoto e na EaD. Na criação do Glossário de Libras usou-se rotinas densas de informação em várias linguagens de programação, todas desenvolvidas pelos alunos do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio. Tudo para criar um ambiente que traduz para LIBRAS termos técnicos no formato de vídeo. Paralelamente a equipe que integrou a produção de vídeos didáticos criou mais de 100 vídeo-aulas dos cursos de engenharias com tradução simultânea para LIBRAS, que hoje enriquecem os materiais de estudo adaptados para pessoas surdas na internet.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.