CTG Tropeiros da Cultura: preservando nossa tradição e divulgando nossa instituição
Palavras-chave:
Cultura, Dança, TradiçãoResumo
O projeto de extensão “Atividades artísticas e culturais através de danças tradicionais gauchescas”, comumente conhecido como CTG Tropeiros da Cultura foi criado em 1975 por um grupo de servidores e discentes do antigo Colégio Agrícola de Sertão (atual IFRS Campus Sertão) e possui como principal objetivo, promover, preservar, resgatar e divulgar a histórica da tradição gaúcha na comunidade interna e externa do Campus, por meio de apresentações de danças e oficinas, além de estender os valores e princípios do tradicionalismo cultuados internamente no CTG à vida acadêmica e pessoal e/ou profissional de seus integrantes. Atualmente, o grupo abrange atividades relacionadas com danças tradicionais gauchescas, coreografias, danças birivas, declamações, dentre outras. A metodologia utilizada no projeto demanda dois encontros semanais, sob orientação da coordenação e dos bolsistas, destinado a ensaios, realizado nas dependências do Campus. Apesar das dificuldades encontradas, observa-se notoriamente o comprometimento, esforço e dedicação constante dos integrantes pelo projeto e pela cultura gaúcha, ficando evidente a necessidade da divulgação do projeto a toda comunidade externa e aos demais Campi da rede IFRS.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.