Orquestra Juvenil Prelúdio
Palavras-chave:
Educação musical, Orquestra jovem, Práticas musicaisResumo
Este relato trata das atividades desenvolvidas pela Orquestra Juvenil Prelúdio no ano de 2019, da proposta de acolhimento aos novos integrantes que temos desenvolvido nos últimos anos de funcionamento e da forma de pensar o repertório musical. A Orquestra Juvenil, no ano de 2019, deu continuidade a recente proposta, instaurada a partir de 2017, de flexibilizar a estrutura instrumental, se adequando constantemente ao tipo de instrumento musical e à experiência trazida pelos alunos que chegam. Esta é uma das estratégias para a inclusão de todos que desejam tocar na orquestra. O repertório da Orquestra tem sido construído a partir da sugestão de toda a comunidade envolvida: alunos, pais, secretaria, professora e bolsista. Os arranjos das músicas escolhidas são desenvolvidos pela professora, com contribuições significativas da bolsista de extensão da Orquestra. Esta maneira de pensar as práticas musicais na Orquestra Juvenil Prelúdio é, em si, uma prática fluída e em construção, que requer constante reflexão e atenção para os acontecimentos que extrapolam a música, para os erros e para as reparações na forma de conduzir.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.