OBMEP na Escola: uma preparação para a olimpíada de matemática

Autores

  • Natália Bernardo Nunes IFRS - Campus Osório
  • Gustavo Resner Gentil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório
  • Josias Neubert Savóis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório

Palavras-chave:

Olimpíadas, Ensino, Matemática, Ação Extensionista

Resumo

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), maior competição nacional de matemática da educação básica contempla os premiados com bolsas de estudos no ensino fundamental ou médio e na graduação. Neste contexto, o projeto objetiva preparar os alunos para participarem da OBMEP e outras olimpíadas nacionais ou internacionais, utilizar questões e materiais de estudos abordando os conteúdos de maneira mais atrativa, com aplicações diferenciadas em relação à educação básica, despertar o gosto pela área e capacitá-los para obter bons desempenhos nas competições. Nas atividades, desenvolvidas semanalmente pelos bolsistas e professor, utiliza-se um método fundamentado por obras de referência na área, através de questões das próprias olimpíadas. Ao longo da iniciativa, a instituição começou a participar ativamente das duas fases da OBMEP e de outras competições, como a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e o concurso internacional Canguru de Matemática, obtendo diversas premiações nas três olimpíadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

NUNES, Natália Bernardo; RESNER GENTIL, Gustavo; NEUBERT SAVÓIS, Josias. OBMEP na Escola: uma preparação para a olimpíada de matemática. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 9, n. 9, p. 168–171, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/4441.. Acesso em: 21 dez. 2024.