Informática na Melhor Idade: promovendo inclusão digital e transformando a vida de pessoas idosas
Palavras-chave:
Aulas, Informática básica, Terceira Idade, Inclusão DigitalResumo
Apesar de vivermos em constante evolução tecnológica, muitas pessoas, principalmente as que se encontram na terceira idade, não estão capacitadas a utilizar esses recursos. Assim, surgiu em 2012, nas dependências do IFSul Campus Venâncio Aires, o Projeto Informática na Melhor Idade, que pretende promover a inclusão digital de pessoas acima dos 45 anos, condicionando e incentivando o uso do computador em suas tarefas diárias. Portanto, são ministradas, voluntariamente, aulas de informática básica de acordo com as especificidades dos alunos. São aplicadas metodologias específicas a idosos, para que o tempo e as dificuldades em relação ao aprendizado, constituam-se similarmente. Por conta do forte sentimento de dependência, perda da autoestima, autoconfiança e autonomia dos alunos, visa-se compreender o quanto e como as trocas de experiências e a construção de conhecimentos a partir das formas de acesso à informação, desenvolvem inclusão digital, melhoria do bem-estar e qualidade de vida dos participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.