O ensino da informática básica a estudantes do ensino fundamental por meio da metodologia de gamificação

Autores

  • Roberto José Mahl Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - campus Venâncio Aires
  • Bruna Eduarda Hochscheidt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - campus Venâncio Aires
  • Eduarda Mallmann Camargo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - campus Venâncio Aires
  • Júnior Fernando Stahl Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - campus Venâncio Aires

Palavras-chave:

Informática, Gamificação, Criatividade, Rede Pública, Crianças

Resumo

O presente relato de experiência baseia-se na execução das ações extensionistas do projeto de extensão “INFOCOMP: uma aventura gamificada”, promovido pela equipe de acadêmicos e seus respectivos orientadores do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Venâncio Aires - no ano de 2019. Essas ações visam transmitir conhecimentos básicos de informática para estudantes de 6º, 7º e 8º anos das escolas da rede pública E.M.E.F. Alfredo Scherer e E.M.E.F. Professora Odila Rosa Scherer. Tendo como metodologia a gamificação, são empregadas atividades lúdicas teóricas e práticas que incluem a introdução à lógica de programação, uso do Pacote Microsoft Office e conceitos básicos de hardware, com a finalidade de desenvolver a criatividade e o pensamento lógico computacional, além de aprimorar a qualidade de trabalhos acadêmicos e facilitar o acesso à informação.

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Publicado

2020-05-21

Como Citar

MAHL, Roberto José; HOCHSCHEIDT, Bruna Eduarda; MALLMANN CAMARGO, Eduarda; STAHL, Júnior Fernando. O ensino da informática básica a estudantes do ensino fundamental por meio da metodologia de gamificação. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 7, n. 7, p. 112–117, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/3764.. Acesso em: 21 dez. 2024.