O ensino da informática básica a estudantes do ensino fundamental por meio da metodologia de gamificação
Palavras-chave:
Informática, Gamificação, Criatividade, Rede Pública, CriançasResumo
O presente relato de experiência baseia-se na execução das ações extensionistas do projeto de extensão “INFOCOMP: uma aventura gamificada”, promovido pela equipe de acadêmicos e seus respectivos orientadores do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Venâncio Aires - no ano de 2019. Essas ações visam transmitir conhecimentos básicos de informática para estudantes de 6º, 7º e 8º anos das escolas da rede pública E.M.E.F. Alfredo Scherer e E.M.E.F. Professora Odila Rosa Scherer. Tendo como metodologia a gamificação, são empregadas atividades lúdicas teóricas e práticas que incluem a introdução à lógica de programação, uso do Pacote Microsoft Office e conceitos básicos de hardware, com a finalidade de desenvolver a criatividade e o pensamento lógico computacional, além de aprimorar a qualidade de trabalhos acadêmicos e facilitar o acesso à informação.
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