A visita técnica como elemento de formação profissional e motivacional no curso de Licenciatura em Física do IFRS Bento
Palavras-chave:
Formação de professores, Licenciatura em Física, Ação de Ensino/Extensão/Pesquisa, Visita Técnica, IndissociávelResumo
Neste relato é apresentado um resumo de quatro visitas técnicas realizadas pelo curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves durante o período de 2016 a 2019. Em todas elas os participantes responderam questionário sobre a respectiva visita. As perguntas, de caráter formativo, versam sobre conteúdo de Física relacionado a aspectos técnicos da visita e também sobre impressões dos discentes acerca do processo: pontos positivos na sua formação. A realização de visitas técnicas proporciona aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Física a possibilidade de estabelecer contato entre o mundo profissional e o universo acadêmico, além de contribuir para uma formação mais ampla e mais sólida aos discentes. A avaliação das visitas técnicas pelos participantes é feita por meio de questionário. As respostas mostram esta atividade como uma ferramenta no sentido de que o aluno melhore suas aulas como professor e o motive a não encerrar seus estudos na graduação. As visitas técnicas também atuam para diminuir a evasão no curso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.