Lema Móvel: ações extramuros de um laboratório de matemática

Autores

  • Núbia Lúcia Cardoso Guimarães IFRS - Câmpus Canoas

Palavras-chave:

Laboratório de Educação Matemática, Ensino e aprendizagem de matemática, Formação de professores

Resumo

Neste relato, serão apresentadas as ações do projeto de extensão “Lema Móvel”, que teve objetivo “em mão dupla” de levar o laboratório de matemática ao encontro dos estudantes do ensino básico e aproximar o licenciando do espaço inerente a sua futura profissão. Com o uso de espaços, estratégias metodológicas e recursos lúdico-manipulativos apropriados, propostas didáticas foram criadas com a intenção de diminuir a dificuldade em aprender matemática, uma vez que, para aquisição do conhecimento, existe um processo a ser vivenciado. Foram realizadas quatro oficinas, com foco na experimentação, oferecendo a estudantes do ensino básico práticas de ensino e aprendizagem que favorecem a construção de conhecimentos. Esses ensaios oportunizaram aos licenciandos envolvidos o estabelecimento de relações entre a teoria e a prática no fazer docente, contribuindo para o cumprimento dos objetivos estabelecidos no PPC do curso de Licenciatura em Matemática e proporcionando maior interação do IFRS com a comunidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

GUIMARÃES, Núbia Lúcia Cardoso. Lema Móvel: ações extramuros de um laboratório de matemática. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 8, n. 8, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/3733.. Acesso em: 26 dez. 2024.