Regularização fundiária e a função social do Instituto Federal: uma experiência a partir de uma ação de prestação de serviços
Palavras-chave:
Regularização fundiária, Extensão, Função social, Instituto FederalResumo
O relato busca apresentar as ações de extensão do grupo de ensino-pesquisa-extensão Saúde, Ambiente e Desenvolvimento (SAD) na capital do Rio Grande do Sul. Trata-se de um deslocamento na tríade ensino-pesquisa-extensão que, ao articular diferentes escalas e abordagens metodológicas, consolida a aproximação e a constituição de uma relação dialógica Instituição – comunidade. Neste texto, apresentamos a experiência de elaboração de uma ação de extensão do tipo prestação de serviços. O apoio técnico e científico consiste na parceria com a Cooperativa Vida Nova, no bairro Restinga, na produção de subsídio para o processo legal de regularização fundiária da comunidade junto ao Poder Executivo e Judiciário. As metas previstas incluem a redação de um relatório técnico de diagnóstico sócio-físico-territorial. Por fim, apresentamos o andamento da ação, os desafios identificados e as potencialidades de replicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.