Inserção de estrangeiros na sociedade erechinense a partir do acesso à educação
Palavras-chave:
Educação, Redução das desigualdades, Direitos HumanosResumo
Este projeto de extensão visou a inserção na sociedade de africanos e haitianos residentes no município de Erechim/RS, através do acesso à educação. Aprovado com fomento da Reitoria do IFRS – Ações afirmativas, o projeto consolidou uma rede de oito entidades, sendo elas, educacionais, filantrópicas e políticas, a fim de melhor direcionar as demandas que surgiram entre o grupo de estrangeiros e impulsionar a inserção dos mesmos. Para tal, foram proporcionadas aulas de informática básica, disponibilização de auxílio à língua portuguesa, atividades lúdicas para as crianças de estrangeiros conforme demanda e curso básico de costura. A fim de intensificar o intercâmbio sociocultural, haitianos lecionaram um curso básico de língua francesa. Como resultado, o projeto foi agraciado pelo Prêmio Direitos Humanos 2018, na categoria Migrantes e Refugiados, entregue pelo Ministério dos Direitos Humanos, em novembro de 2018, em Brasília.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.