Vem pro IF: prévestibulinho social!
Palavras-chave:
Ingresso, Curso Pré-vestibular, IFRSResumo
Inaugurado em 2010, o IFRS Campus Osório, desde 2011, oferece cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Informática e Administração). Se, inicialmente, os processos seletivos para o ingresso na escola foram tranquilos, pouco concorridos, passados cinco anos e, graças à emergência na comunidade de um “discurso coletivo” sobre a qualidade do ensino na escola, a situação é outra. Atualmente, o número de candidatos por vaga (nessa modalidade) é similar aos de vestibulares de renomadas universidades do Estado. Tanto que, mais de 300 estudantes disputaram uma das 60 vagas para ingresso no Instituto em 2015. Essa disputa acirrada exige que os candidatos demonstrem não apenas o quanto aprenderam (em termos de conteúdos no Ensino Fundamental), mas habilidades específicas para responder a questões objetivas com caráter eliminatório. Pensando nas dificuldades que a prova oferece, bem como na própria vivência dessa situação no ano anterior, é que um grupo de alunos (que frequentavam o 1º ano do Ensino Médio Integrado em Administração) se mobilizou e sugeriu à direção de extensão do campus a organização de um “cursinho preparatório”.
Foi desse movimento estudantil que surgiu o projeto de extensão: “Pré-vestibulinho social” intitulado: “Vem Pro IF”.
Continue lendo...
Downloads
Referências
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
SCHEFER, Maria Cristina. Na periferia das periferias: o não-lugar escolar e a Pedagogia do Destino. 2015.Tese de doutorado. São Leopoldo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
WAAL, Frans de. A era da empatia: lições da natureza para uma sociedade mais gentil. Trad. de Rejane Ruffino. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.