Vem pro IF: prévestibulinho social!

Autores

  • Maria Cristina Schefer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS
  • Mariana Sá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS
  • Renan Barbosa Salgado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS

Palavras-chave:

Ingresso, Curso Pré-vestibular, IFRS

Resumo

Inaugurado em 2010, o IFRS Campus Osório, desde 2011, oferece cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Informática e Administração). Se, inicialmente, os processos seletivos para o ingresso na escola foram tranquilos, pouco concorridos, passados cinco anos e, graças à emergência na comunidade de um “discurso coletivo” sobre a qualidade do ensino na escola, a situação é outra. Atualmente, o número de candidatos por vaga (nessa modalidade) é similar aos de vestibulares de renomadas universidades do Estado. Tanto que, mais de 300 estudantes disputaram uma das 60 vagas para ingresso no Instituto em 2015. Essa disputa acirrada exige que os candidatos demonstrem não apenas o quanto aprenderam (em termos de conteúdos no Ensino Fundamental), mas habilidades específicas para responder a questões objetivas com caráter eliminatório. Pensando nas dificuldades que a prova oferece, bem como na própria vivência dessa situação no ano anterior, é que um grupo de alunos (que frequentavam o 1º ano do Ensino Médio Integrado em Administração) se mobilizou e sugeriu à direção de extensão do campus a organização de um “cursinho preparatório”.
Foi desse movimento estudantil que surgiu o projeto de extensão: “Pré-vestibulinho social” intitulado: “Vem Pro IF”.

Continue lendo...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Schefer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS

Doutora em Educação, Pedagoga e Supervisora Escolar do IFRS - Campus Osório.

Mariana Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS

Voluntária de Iniciação científica e estudante do 3º ano de Informática do IFRS - Campus Osório.

Renan Barbosa Salgado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS

Voluntário de Iniciação científica e estudante do 3º ano de Informática do IFRS - Campus Osório.

Referências

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

SCHEFER, Maria Cristina. Na periferia das periferias: o não-lugar escolar e a Pedagogia do Destino. 2015.Tese de doutorado. São Leopoldo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

WAAL, Frans de. A era da empatia: lições da natureza para uma sociedade mais gentil. Trad. de Rejane Ruffino. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS