Ações de extensão visando desenvolver a apicultura em Ibirubá e região

Autores

  • Renata Porto Alegre Garcia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá. Ibirubá, RS
  • Maria Carolina Theisen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá. Ibirubá, RS
  • Lucas Mateus Schneider Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá. Ibirubá, RS
  • Rejane Dione Cord Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá. Ibirubá, RS
  • Maurice Franciele Guedes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá. Ibirubá, RS

Palavras-chave:

Apicultura, Extenção, Ibirubá, Oficina

Resumo

A criação de abelhas possibilita a produção de vários produtos que geram renda pela comercialização, como: mel, pólen, própolis, geleia real, cera, venda de enxames e rainhas. A apicultura refere-se à criação racional de Apis mellifera (abelhas com ferrão), ou seja, bons índices produtivos estão relacionados aos manejos corretos da criação que garantem ganhos econômicos e preservação do meio ambiente através da polinização. Porém, a realidade produtiva no Rio Grande do Sul (RS) vem evidenciando baixa produção de mel/colmeia/ano, mortalidade de enxames e abandono. Muitos apicultores acreditam que a baixa produtividade e mortalidade estão relacionadas ao uso inadequado de defensivos agrícolas, mas são várias as causas que têm ocasionado o declínio da produção apícola. Além dos defensivos, o manejo incorreto dos enxames, a redução da flora diversificada, condições climáticas, entre outros, influenciam na produção apícola. Para desenvolver a cadeia produtiva apícola são importantes ações de extensão qualificando os apicultores, conscientizando os agricultores da importância das abelhas na produção das culturas, formação técnica qualificada para assistência na área de apicultura, pesquisas em apicultura para compreensão de problemas e desenvolvimento tecnológico.

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Biografia do Autor

Renata Porto Alegre Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá. Ibirubá, RS

Zootecnista e Coordenadora do projeto de extensão e Docente do IFRS - Câmpus Ibirubá.

Maria Carolina Theisen, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá. Ibirubá, RS

Aluna do Curso de Técnico Integrado em Agropecuária do IFRS - Campus Ibirubá.

Lucas Mateus Schneider, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá. Ibirubá, RS

Aluno do Curso de Técnico Integrado em Agropecuária do IFRS - Campus Ibirubá.

Rejane Dione Cord, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá. Ibirubá, RS

Aluna do Curso de Agronomia do IFRS - Campus Ibirubá.

Maurice Franciele Guedes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá. Ibirubá, RS

Aluna do Curso de Agronomia do IFRS - Campus Ibirubá.

Referências

FREITAS, B.M. Polinizadores e pesticidas: princípios e manejos para os agroecossistemas brasileiros. Brasília: MMA, 2012. 112 p.

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Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS