Entender para explicar: por que estudar a prova do ENEM?

Autores

  • Gabriel Licoski dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS
  • Julia Ferri Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS
  • Rafaela Drey Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS
  • Maitê Gil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS

Palavras-chave:

ENEM, Ensino médio, Pesquisa, Extensão

Resumo

Apostura adotada pelo ENEM após 2009 em relação às diretrizes para a sua elaboração está em consonância com estudos mais recentes que relacionam, por exemplo, linguística e ensino. A questão que se coloca, cinco anos após a mudança nos objetivos gerais do ENEM, é: as últimas edições da prova conseguiram colocar em prática as diretrizes propostas discursiva e teoricamente? Em outras palavras: as provas atualizam o que é proposto pelos documentos oficiais que regulamentam o ensino no Brasil?

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Biografia do Autor

  • Gabriel Licoski dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS
    Aluno do Ensino Médio Integrado à Informática do IFRS - Campus Osório e bolsista do Projeto de Extensão “Entender para Explicar: a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM em foco”, Edital PROEX/IFRS nº 445/2014.
  • Julia Ferri Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS
    Aluna do Ensino Médio Integrado à Administração - campus Osório e bolsista do Projeto de Extensão “Entender para Explicar: a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM em foco”, Edital PROEX/IFRS nº 445/2014.
  • Rafaela Drey, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS
    Professora de Letras no IFRS – Campus Osório e doutora em Linguística Aplicada.
  • Maitê Gil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Osório, RS
    Professora de Letras no IFRS – Campus Osório e doutora em Linguística Aplicada.

Referências

FONSECA, A.; DUTRA, A.; DIAS, C. Como a língua portuguesa é cobrada no novo ENEM? XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xv_cnlf/minicursos/05.pdf. Acesso em 25 de fevereiro de 2015.

ROUFFIAX, M. A Língua Portuguesa no ENEM. Monografia (Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa) - Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre, 2014.

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Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

SANTOS, Gabriel Licoski dos; PINTO, Julia Ferri; DREY, Rafaela; GIL, Maitê. Entender para explicar: por que estudar a prova do ENEM?. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 50–52, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/1650.. Acesso em: 21 dez. 2024.