Diálogos para a Cidadania: Olhares Interdisciplinares para o Protagonismo Juvenil
Palavras-chave:
Diálogo, Cidadania, AprendizagemResumo
As estratégias para a promoção da cidadania de adolescentes vêm se tornando objeto de estudo e intervenção das diversas áreas do conhecimento, especialmente aquelas ligadas à garantia e proteção dos direitos humanos, assim compartilhamos o presente relato de experiência referente ao Projeto de Extensão: Diálogos para a Cidadania¹, no qual somos desafiados a promover ações concretas nos processos sociais.
Vivenciamos, na atualidade, uma massiva repercussão das questões sociais no Brasil. É no cotidiano social que a violência, a drogadição, o alcoolismo, o desemprego e várias outras problemáticas são naturalizadas por sua contínua presença no dia a dia de muitos sujeitos. O atual modelo de gestão governamental fundamentado no neoliberalismo, vem dificultando o fortalecimento da democracia e da cidadania, enquanto garantia dos direitos civis, políticos e sociais.
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Referências
CORREA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1995.
DALLARI, Dalmo. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
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