Diálogos para a Cidadania: Olhares Interdisciplinares para o Protagonismo Juvenil

Autores

  • Ana Paula de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS
  • Vanessa Soares Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS

Palavras-chave:

Diálogo, Cidadania, Aprendizagem

Resumo

As estratégias para a promoção da cidadania de adolescentes vêm se tornando objeto de estudo e intervenção das diversas áreas do conhecimento, especialmente aquelas ligadas à garantia e proteção dos direitos humanos, assim compartilhamos o presente relato de experiência referente ao Projeto de Extensão: Diálogos para a Cidadania¹, no qual somos desafiados a promover ações concretas nos processos sociais.

Vivenciamos, na atualidade, uma massiva repercussão das questões sociais no Brasil. É no cotidiano social que a violência, a drogadição, o alcoolismo, o desemprego e várias outras problemáticas são naturalizadas por sua contínua presença no dia a dia de muitos sujeitos. O atual modelo de gestão governamental fundamentado no neoliberalismo, vem dificultando o fortalecimento da democracia e da cidadania, enquanto garantia dos direitos civis, políticos e sociais.

Continue lendo...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS

Assistente social do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá.

Vanessa Soares Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS

Psicóloga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá.

Referências

CORREA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1995.

DALLARI, Dalmo. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS